Envelhecer com saúde reúne aposentados no CFL

I Encontro dos Aposentados

busca o Envelhecer com Saúde

Evento articulado pela Secretaria dos Aposentados ampliou a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável, prática esportiva e manter uma vida ativa na idade da sabedoria

A quarta-feira, dia 26 de abril, foi de conscientização e lazer para os aposentados que fazem parte da família Sindsprev-PE. O I Encontro dos Aposentados reuniu dezenas de filiados no Centro de Formação e Lazer (CFL) em mais uma ação focada no envelhecer com saúde articulada pela Secretaria dos Aposentados. Pela manhã, foi ministrada uma palestra com orientações sobre cuidados com a alimentação, a importância da prática de atividades físicas regulares e cuidados com a mente essenciais para a qualidade de vida na idade da sabedoria. À tarde, o público participou de uma série de atividades recreativas e de estímulos à saúde, como hidroginástica e zumba recreativa. Ainda houve café da manhã e almoço especial para os participantes.

De acordo com a secretária dos Aposentados do Sindsprev-PE, Amara Vital, o encontro foi um momento de reflexão e interação prezando, em primeiro lugar, pela descontração. " Esperamos que todos tenham se divertido bastante e aproveitado, pois organizamos o evento com muito carinho. Tivemos uma rica e brilhante palestra e só podemos agradecer pela colaboração de todos. Nosso grupo tem várias ações de rotina para os aposentados. Temos coral, pastoril, quadrilha e muitas outras atividades. É importante que todos saibam que a vida não acabou. Ainda temos muita história para escrever " , lembrou Amara Vital.

Após o café da manhã, os participantes começaram as atividades com a palestra Saúde e Nutrição - Arte de Viver Bem, ministrada pela professora Leopoldina Augusta Souza, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). " A ideia é passar para eles informações básicas sobre os cuidados que nós temos que ter para um estivo de vida mais saudável na idade da sabedoria. É preciso manter uma alimentação saudável, não fumar, não beber, praticar exercícios físicos. Essas ações melhoram o nosso funcionamento corporal diminuindo as perdas funcionais e favorecendo nossa autonomia e independência, além de controlar a pressão arterial, manter a densidade mineral óssea e reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares " , destacou.

Os cuidados com a mente também foram abordados durante a palestra. " Dentro do processo de envelhecimento, a família tem um peso muito grande. É importante que a gente se sinta acolhido, evite a solidão, a tristeza, a depressão e, principalmente, o sentimento de inutilidade. Temos que manter a saúde psíquica estabelecendo novos objetivos de vida " , salientou.

Clique e confira a palestra

Após o almoço especial para os aposentados, foi a vez do professor Marcos Antônio de Lima e equipe assumir o microfone com uma divertida aula de zumba recreativa.