Sindsprev e CNTSS conquistam dois turnos de 6h
Servidores das APSs
Sindsprev e CNTSS conquistam dois turnos de seis horas
Representantes da CNTSS, Sindsprev-PE e de outras entidades representativas dos servidores estiveram reunidos nesta segunda-feira, 13/02, com o presidente do INSS, Mauro Hauschild, em Brasília (foto). No encontro, o presidente do INSS confirmou a implantação de turno estendido de 12 horas nas Agências da Previdência Social (APS’s) a partir de 1º de março. Também garantiu que ainda nesta semana será publicada no Diário Oficial da União (DO) a resolução da implantação dos dois turnos.
Durante a reunião, ele esclareceu que as APS’s com 10 (exceto o gerente) ou mais servidores vão adotar a nova jornada a partir de março. As agências com número inferior a 10 servidores, mas que tenham lotação ideal também serão contempladas com a implantação de dois turnos de seis horas. Para que cada APS ingresse na nova jornada serão necessárias as seguintes etapas: o gerente da agência faz a opção através de preenchimento de questionário nos dias 16 e 17 de fevereiro; depois, o gerente executivo do INSS deve apresentar parecer no período de 20 a 24 de fevereiro e por último, o pedido é submetido à autorização do superintendente regional nos dias 27 e 28 de fevereiro
Além das condições mínimas acima citadas, o requisito para para ter direito ao tuno estendido é que as APSs deverão manter as metas estabelecidas no plano de ação do INSS. Durante três meses os critérios estabelecidos terão acompanhamento do INSS e das entidades representativas dos servidores, resultando em uma avaliação no final desse período. De acordo com o secretário geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, ainda esta semana os dirigentes do Sindicato vão iniciar visitas aos locais de trabalho para explicar com mais detalhes a minuta da resolução.
O turno estendido de 12 horas é uma vitória do Sindicato e da nossa categoria que persistiu nessa luta nos últimos anos com mobilizações, atos, debates, seminários, pressões e contatos com representantes do governo, em Brasília. O Sindsprev-PE, em conjunto com a CNTSS/CUT, vai continuar se empenhado para ampliar esse direito para as outras APS’s.
Participaram da reunião: representantes do RH e do Dirat do INSS e da AGU; coordenador do Setor dos Federais da CNTSS, Joaquim Antônio; dirigentes da CNTSS, Tereza Aguiar e Pedro Totti, e o secretário geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio.
Minuta da resolução para implantação do turno estendido de 12 horas
Fonte: com informações do secretário geral do Sindsprev-PE - Luiz Eustáquio