Pauta protocolada no Ministério do Planejamento

Lançada Campanha Salarial 2018 dos servidores federais

Pauta de reivindicações foi protocolada no Ministério do Planejamento

No dia 19/02, em frente ao Ministério do Planejamento, em Brasília, aconteceu o lançamento da Campanha Salarial 2018, organizado pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

No ato público, dirigentes sindicais destacaram a necessidade da união e mobilização das diversas categorias para fazer enfrentamento à retirada de direitos e às reformas do governo que prejudicam destroem os serviços públicos e atacam servidores e demais trabalhadores.

Em seguida, as entidades sindicais se reuniram com o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público, José Borges, cujo setor é ligado à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério do Planejamento. Na ocasião, foi destacada a necessidade da abertura imediata das negociações da pauta de reivindicações dos servidores federais.

Em resposta, o representante do governo informou que vai elaborar um cronograma de reuniões com as entidades para discutir a pauta  apresentada, adiantando que a primeira reunião de 2018 com o Fonasefe será no dia 2 de março, às 10h.

Eixos centrais da Campanha Salarial: correção salarial de 25,63% (índice do Dieese); cumprimento dos acordos de greve de 2015; aplicação do valor, no mínimo, de 50% per capita da União para a manutenção dos planos de saúde dos servidores, entre outros.

Política salarial: data base no dia primeiro de maio; correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; incorporação das gratificações; isonomia salarial; paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas, entre outras.

Em relação à Previdência, destacam-se: anulação da reforma de 2003 e contra a atual PEC 287/16; revogação do Funpresp e garantia da aposentadoria integral.; extinção da cobrança previdenciária dos aposentados e do fator previdenciário.

Clique aqui e confira todas as reivindicações no ofício protocolado junto ao Ministério do Planejamento