Destacada carência de servidores no atendimento

CNTSS/CUT reuniu-se com direção nacional do INSS em Brasília

Foi destacada a carência de servidores no atendimento das APS

Dirigentes da CNTSS e FENASPS participaram, no dia 12/01, em Brasília, de reunião agendada pela direção nacional do INSS, que discutiu as dificuldades existentes no atendimento do INSS, principalmente a carência de servidores que trabalham na concessão de benefícios.

O presidente do INSS, Francisco Lopes, justificou a realização imediata da reunião, alegando que a reportagem da TV Globo, veiculada no dia 09/01, expôs problemas a serem tratados urgentemente pelo INSS. Segundo ele, a ideia é ouvir as entidades e juntas encontrar soluções para o atendimento da população e em especial de quem trabalha na ponta.

Afirmou que num universo de 34 mil servidores, apenas 5.500, são concessores e, diante do quadro de aposentadoria de cerca de 40 %, e do Ministério do Planejamento sinalizar que não haverá concursos, o presidente deseja dialogar com as entidades e que estas apresentem propostas de melhorias.

As entidades sindicais chamaram a atenção que desde 2008, já vem alertando os vários presidentes que passaram pela Instituição, sobre o colapso que chegaria à missão da instituição, se nada fosse feito com o objetivo de reposição da força de trabalho, melhoria na aquisição de equipamentos e sistemas corporativos, e na qualificação e valorização dos servidores.

A CNTSS destacou o relatório elaborado pelo TCU em 2013 e tudo que foi levantado, é o que está acontecendo.

Com a implantação do INSS Digital, fragilizou ainda mais os processos de trabalho na instituição, pois coloca em risco a segurança dos processos e causa insegurança nos servidores, e deixa o INSS com estoque de processos físicos, de processos agendados e outro de digitalizados.

A CNTSS destacou que a gestão não tem controle da situação e se encontra em frangalhos, sem direção, colando em risco a missão da instituição.

Segundo o Presidente a solução está na base, e deseja um diálogo com participação, discutindo com as entidades representativas dos servidores, e questiona o que pode ser feito de imediato.

A CNTSS argumentou que a solução começa com a valorização e a motivação dos servidores atendendo as reivindicações apresentadas na reunião anterior e cumprimento integralmente o Termo de Acordo de Greve assinado em 2015.

Em especial, a implantação do Comitê Gestor de Carreiras, melhorias nas condições de trabalho e investimento

em segurança e capacitação, e reuniões técnicas para realinhamento de procedimentos e facilitação da legislação nas APSs, além da reposição da força de trabalho e infraestrutura, não sendo possível o Instituto fugir desta responsabilidade.

A CNTSS ainda pautou a questão da jornada de trabalho, e a implantação das seis horas para as agências que não estão no REAT e para a área meio, dando um tratamento equânime para os servidores.

Também foi questionado a portaria que obriga as agências a trabalharem nos feriados municipais, que não estão contempladas na Portaria do Planejamento, e o Presidente disse estar vendo solução para isto.

Diante de tudo que foi discutido, o Presidente se comprometeu que fará o possível dentro da sua governabilidade a iniciar junto com as áreas do governo, o processo de atendimento das pautas e de valorização dos servidores. Ficou agendada outra reunião para o dia 25 de janeiro de 2018, onde o presidente apresentará algumas propostas a ser discutida junto

com propostas das entidades.

Participaram da reunião: Pela direção do INSS - Francisco Paulo Soares Lopes (presidente), Ilton Jose Fernandes Filho (Diretor de Atendimento), Alberto Carlos Freitas Alegre(CGGPB) e representantes da CNTSS:  Terezinha de Jesus Aguiar, Valdir Sabino, Ronilson Francisco Nunes e Jacobi Cardoso.