Entidades defendem pauta dos servidores do INSS

Reunião com o presidente do INSS em Brasília

CNTSS/CUT, Fenaps e Sindsprev-PE defendem reivindicações dos servidores do INSS

Na terça (19/12), em Brasília, dirigentes da CNTSS/CUT, Fenasps e o diretor do Sindsprev-PE, Irineu Messias, reuniram-se com o presidente nacional do INSS, Francisco Lopes.

Secretário Geral do Sindsprev-PE, Iirneu Messias participou da reunião em Brasília

Os sindicalistas apresentaram a pauta de reivindicações dos servidores do órgão, entre elas: instalação do comitê gestor de carreiras; elaboração do plano de cargos e carreira, com a perspectiva de crescimento e ascensão profissional; gratificação de qualificação visando estimular a formação escolar e profissional e turno estendido de seis horas para todos os servidores.

Além disso, foi destacada a necessidade de melhoria das condições de trabalho em todas as APSs do país; realização de concursos públicos; abono dos dias das quatro grandes paralisações deste ano; revisão do Regimento Interno no que se refere as competências e atribuições do Serviço social.

Nesta questão, foram abordadas as discussões sobre a " guerra " decretada por vários médicos peritos para inviabilizar e impedir o trabalho dos(as) assistentes sociais, na tentativa de se promoverem rumo à carreira típica de Estado.

Em resposta, o presidente do INSS afirmou que fará uma revisão no Regimento Interno e orientou as entidades presentes a apresentarem uma proposta de alteração nos itens sobre o Serviço Social e entregar o quanto antes na DG/INSS.

Em relação ao IMA/GDASS, os dirigentes sindicais ressaltaram a portaria publicada sem participação dos representantes dos servidores na definição dos indicadores e metas, inclusive a suspensão do 19º ciclo de avaliação de desempenho. O representante do INSS informou que nova portaria será editada com a participação das entidades.

Quanto ao INSS digital, foi solicitada a abertura de diálogo com a categoria em torno da implantação do projeto e proposta a criação imediata de um Grupo de Trabalho (GT) para tratar das demandas da categoria, com a criação de sub-grupos com temas especificos, entre ele o INSS Digital.

Também reivindicou-se o respeito aos calendários de feriados estaduais e municipais, sendo alegado  que a abertura das APS’s nestes dias provoca um grande desperdício de energia elétrica dos equipamentos, luz e condicionadores de ar, água, deslocamento de servidores e seguranças.

Os segurados costumam respeitar as datas comemorativas. A princípio, o presidente do INSS não se opôs e ficou de fazer uma consulta ao Ministério do Planejamento.

A próxima reunião está agendada para 25 de janeiro próximo.