INSS volta para o Ministério do Trabalho

Comissão do Senado aprova MP que determina volta do INSS para estrutura do Ministério do Trabalho

A Comissão Mista do Senado aprovou no dia 12/09, o relatório da Medida Provisória nº 782, de 31 de maio de 2017, que reestrutura a organização administrativa do Poder Executivo Federal.  A Medida autoriza o governo, entre outras coisas, a extinguir ou criar cargos.

Uma das mudanças é a volta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a estrutura do Ministério do Trabalho. Anteriormente, o governo ilegítimo Temer havia transferido o INSS para o controle do  Ministério do Desenvolvimento Social  (MDS). O que causou apreensão e revolta dos servidores do órgão e das entidades sindicais que representam a categoria do Seguro Social.

O Sindsprev-PE e a CNTSS/CUT vem denunciando constantemente o sucateamento do Ministério do Trabalho e do INSS. A proposta de extinção do Serviço Social da estrutura do INSS é mais um ataque à instituição e aos trabalhadores que reforça a verdadeira intenção do governo golpista em privatizar este serviço e minimizar as competências e a estrutura do INSS.

Após extinguir o Ministério da Previdência em 2016, agora o governo coloca o INSS numa situação difícil, sem definição clara de funcionamento do órgão e da situação dos seus servidores. O Sindsprev-PE alerta todos para a mobilização permanente para fazer enfrentamento a estes atentados absurdos ao INSS e outros serviços públicos.