Mobilizações rumo a uma nova greve geral


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Fórum Nacional dos Servidores Federais decidiu realizar mobilizações visando uma nova greve geral

 

No período de 4 a 6 de agosto, em Brasília, aconteceu a Reunião Ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), com participação de representantes de entidades sindicais, inclusive da CNTSS/CUT e do Sindsprev-PE, Marcondes Carneiro e Carlos Tavares.

 

Entre as deliberações do encontro está a elaboração de um calendário de mobilizações neste segundo semestre, organização nos estados de reuniões ampliadas e fóruns dos servidores e encaminhamento de carta às centrais sindicais destacando a importância de nova greve geral. 

 

Durante os três dias, mais de 280 servidores de diversas categorias, debateram a conjuntura atual, questões técnicas e políticas, como a Emenda Constitucional (EC) 95/2016 que congela gastos públicos, e a elaboração de propostas de resistência em grupos de trabalho (GTs) de diferentes temáticas. 

 

Como resultado das discussões dos GTs, os servidores definiram construir um dia nacional de paralisação e greve de 24 horas, no mês de setembro, em conjunto com demais categorias de trabalhadores. Houve indicação de um Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência, prestes a a ser votada em dois turnos na Câmara Federal. 

 

Foi definida também a organização do Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, ocorrido em 11 de agosto e o Dia Nacional de Luta contra a Terceirização e em Defesa da Saúde e da Previdência Pública, programado para quarta-feira (16/08).

« Voltar