Medida do governo vai fechar muitas APS no País
Governo golpista Temer cortou 45% dos recursos do INSS
Medida pode provocar fechamento de muitas Agências da Previdência Social e redução do atendimento
Segundo veículos da " Grande Imprensa " , o Ministério do Planejamento decidiu cortar 45% dos recursos destinados ao INSS. Houve um redução de 2,3 bilhões no orçamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para este ano de 2017.
Diante dessa medida drástica, o próprio MDS informou que existe risco de fechamento de agências, se o governo não liberar mais dinheiro ainda este mês.
De acordo com as mesmas fontes, podem ser atingindas até metade das APS de todo o o Brasil, com fechamento ou diminuição do atendimento nas APS, o que pode ser ser inciado entre agosto e setembro.
Isso só vai dificultar ainda mais o trabalho dos servidores do INSS e prejudicar gravemente o acesso dos trabalhadores aos benefícios.
O senador Paulo Paim (PT-RS) avaliou que a redução das agências em funcionamento foi a forma encontrada pelo governo Temer para conseguir manter o funcionamento dos serviços prestados pelo INSS.
" O governo aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que congela os gastos públicos por 20 anos e o reflexo disso já começou. Sem investimento, diversos órgãos receberão menos verba e, com o INSS, não será diferente " , afirmou.
" Entendemos que é o momento de realizarmos atos públicos em todo o País contra a ameaça de fechamento de Agências da Previdência Sical (APS). Isso é um dos efeitos nocivos da Emenda Constitucional - EC 95, que congela os gastos públicos por 20 anos " , declarou o presidente da CNTSS/CUT, Sandro Cesar.
A direção do Sindsprev reforça a declaração do presidente da CNTSS e repudia o corte dos recursos destinados ao INSS,que ameaça o fechamento de APS e/ou diminuição de atendimento nas agências.
Agora, precisamos investir ainda mais na união e mobilização de toda a categoria para enfrentar mais uma ataque do governo golpista à Previdência Social.