Centrais marcam Greve Geral para 30 de junho

Centrais marcam Greve Geral

para o dia 30 de junho

Novo protesto contra reformas e Governo Temer será no dia 30 de junho. A decisão foi tomada no encontro que reuniu as centrais CUT, NCST, CGTB, CSB, CSP Conlutas, CTB, Intersindical e Pública - Central do Servidor. Na Assembleia Extraordinária realizada pelo Sindsprev-PE, na sexta-feira (02/06), foi aprovada a participação da nossa categoria na nova Greve Geral do final deste mês.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (5) a CUT e outras nove centrais sindicais aprovaram indicativo para nova Greve Geral no próximo dia 30. A proposta ainda precisa ser referendada pelas categorias nos estados. Na pauta de reivindicações estão o fim da reforma trabalhista e da Previdência e a realização de eleições diretas para presidente.

A Greve Geral realizada no dia 28 de abril foi considera pelas entidades a maior da história. As estimativas das centrais é que cerca de 40 milhões de trabalhadores tenham aderido ao movimento. As centrais vão organizar uma grande mobilização no dia 20 de junho, no intuito de conscientizar a população e marcar posição a favor da saída do presidente Temer.

Para o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, a agenda pode mudar de acordo com a conjuntura política.“Se o Congresso Nacional, mesmo com tudo que temos feito, resolver antecipar a votação das reformas, vamos adiantar também as mobilizações. Não vamos permitir que votem contra a vontade do povo brasileiro. A classe trabalhadora reagirá”, sinaliza.

Leia, abaixo, a nota na íntegra

Unidade e luta em defesa dos direitos

As centrais sindicais, (CUT, UGT, Força Sindical, CTB, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical, CSB e A Pública- Central do Servidor), convocam todas as suas bases para o calendário de luta e indicam uma nova GREVE GERAL dia 30 de junho.

As centrais sindicais colocarão força total na mobilização da greve em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, contra as reformas trabalhista e previdenciária, contra a terceirização indiscriminada e pelo #ForaTemer.

Dentro do calendário de luta, as centrais também convocam para o dia 20 de junho – O Esquenta Greve Geral, um dia de mobilização nacional pela convocação da greve geral.

Ficou definido também a produção de jornal unificado para a ampla mobilização da sociedade. E ficou agendada nova reunião para organização da greve geral para o dia 07 de junho de 2017, às 10h na sede do DIEESE.

Agenda

06 a 23 de junho: Convocação de plenárias, assembleias e reuniões, em todo o Brasil, para a construção da GREVE GERAL.

20 de junho: Esquenta greve geral com atos e panfletagens das centrais sindicais;

30 de junho: GREVE GERAL.

CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil

CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros