Encontro marcado por reflexão política e sorrisos

II Encontro dos Aposentados com

atividades de saúde, lazer e conscientização

Secretaria dos Aposentados reuniu filiados para alongamento, hidroginástica, massoterapia e aulas de zumba

O II Encontro dos Aposentados foi marcado pela reflexão sobre a atual conjuntura política do país e, claro, pelos sorrisos de todos que aproveitaram a terça-feira, 23 de maio, no Centro de Formação e Lazer (CFL), no bairro da Guabiraba, Recife. A ação articulada pela Secretaria dos Aposentados do Sindsprev-PE, sob os cuidados de Amara Vital, teve alongamento consciente, massoterapia, hidroginástica, torneio de dominó e um bate-papo esclarecedor com o coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio do Monte.

O projeto Encontro dos Aposentados pretende oferecer periodicamente atividades de lazer e de saúde para os aposentados do Sindsprev-PE. " Nossa vida não acabou. Estamos aqui para manter vivos todos os nossos sonhos e, principalmente, a alegria. A gente ainda tem muito que viver, que lutar e que aproveitar " , exclamou a secretária dos Aposentados, Amara Vital. " Este espaço é nosso e queremos utilizá-lo não apenas para o lazer, mas também para a formação. Nós já tínhamos as comemorações do Dia do Aposentado e do Dia do Idoso, mas agora vamos reforçar com palestras e encontros para que todos possam aprovetar mais, sair de casa e interagir " , complementou José Bonifácio.

As atividades começaram com um café da manhã saudável com frutas e sucos. Em seguida, o coordenador do Sindsprev-PE deu início à fala a respeito da política. " Há cerca de um ano, tivemos o impeachment e agora estamos enfrentando outro escândalo. Temos que ter consciência de que todos os partidos fizeram caixa dois, mas todo mundo insistia em dizer que só o Partido dos Trabalhadores (PT) não presta. Houve problema em todos os partidos, mas agora precisamos urgentemente que esse presidente saia e que tenhamos novas eleições diretas. Quem tem que decidir o certo ou o errado somos nós. Não podemos permitir que um golpista como Temer continue no poder " , desabafou.  " Estamos em um momento de reflexão e tranquilidade. A Constituição Federal diz que teremos eleições indiretas, mas não podemos permitir que eles decidam quem vai assumir. Nós já vimos o que estão fazendo com o nosso país. Não vai ser fácil, mas se o povo for pra rua junto aos movimentos sociais, estudantes, sindicatos, igrejas, vamos conseguir eleições diretas sim " , conclamou Bonifácio.

A professora Luciane Oliveira, do Hospital Barão de Lucena, comandou o alongamento consciente e deu dicas preciosas sobre cuidados rotineiros com a saúde. " É importante tomar bastante água sempre. Mesmo que não esteja com sede, mesmo que esteja no ar-condicionado, nós temos que nos manter hidratados. Também temos que passar protetor solar diariamente. Se estiver chovendo, passe também. O sol está lá, não podemos vacilar. Pela manhã, temos que fazer como fazíamos quando éramos mais novos, como os gatinhos e cachorros fazem, esticar o corpo inteiro, sentindo cada pedacinho, para ficarmos prontos para a vida " , brincou.

Na programação, ainda houve almoço, recreação, torneio de dominó, sessões de massagem, hidroterapia e dança. A empresa Akmos montou um quiosque no salão para que os participantes conhecessem alguns dos cosméticos oferecidos e os produtos que auxiliam na recuperação do equilíbrio e da tônus muscular.