Centrais sindicais exigem Fora Temer e Diretas Já

Centrais sindicais convocam população

a exigir Fora Temer e Diretas Já

Em Pernambuco, assembleia será às 16h, na Praça da Democracia (Derby)

As gravações entregues durantes as delações de Joesley Batista, dono da maior produtora de proteína animal do mundo, a JBS, e de seu irmão, Wesley Batista, eram o que faltava para o Governo Temer implodir. Após a comprovação do envolvimento de Michel Temer na compra do silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha e do pedido de proprina feito pelo senador Aécio Neves para bancar despesas com sua defesa na Lava Jato, não há como negar a urgência de novas eleições. As centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocaram uma grande assembleia popular para exigir a saída imediata do presidente golpista e novo pleito eleitoral. Em Pernambuco, o ato político será nesta quinta-feira, dia 18 de maio, na Praça da Democracia (Derby), a partir das 16h. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE) também participará da mobilização em defesa da democracia.

" Diante dos últimos acontecimentos, é muito importante ocuparmos as ruas pelo Fora Temer e por Diretas Já. Exigimos a saída do golpista e novas eleições através da participação popular. Vamos todos na luta em defesa da democracia " , convocou o presidente da CUT-PE, Carlos Veras.

BOMBA NO PLANALTO

Segundo informações do jornal O Globo, o dono da maior produtora de proteína animal do planeta, a JBS, Joesley Batista, e seu irmão Wesley Batista confirmaram ao ministro Edson Fachin a delação que fizeram à Procuradoria Geral da República no mês de abril. De acordo com os irmãos, o presidente Michel Temer deu aval para a compra de silêncio de Eduardo Cunha. Os Batistas entregaram gravações em que o presidente aparece pedindo a manutenção da " mesada " pelo silêncio. " Tem que manter isso, viu? " .

Ainda segundo os donos da JBS, a delação foi feita por livre e espontânea vontade, o que foi confirmado por mais cinco outros executivos presentes no gabinete de Fachin, na tarde da última quarta-feira (10). Na gravação, Temer aparece indicando a Joesley o deputado Rocha Loures (PMDB-PR) para resolver um assunto da J&F (holding que controla a JBS). Em seguida, Rocha Loures foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil enviados pelo dono da empresa. Durante a conversa de Temer com Joesley, o empresário afirmou que estava dando a Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro um valor mensal na prisão para ficarem em silêncio, no que o presidente incentivou: " Tem que manter isso, viu? " .

Aécio Neves também foi gravado em situação embaraçosa

Em outra gravação entregue pelos irmãos Batista, o senador pediu R$ 2 milhões a Joesley para contratar a defesa na Operação Lava Jato. O dinheiro foi entregue a um primo do presidente do PSDB numa cena devidamente filmada pela Polícia Federal.

Joesley revelou também que pagou R$ 5 milhões para o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha após sua prisão, o valor é referente a um saldo de propina que o peemedebista tinha com ele. Disse ainda que devia R$ 20 milhões pela tramitação de lei sobre a desoneração tributária do setor de frango

Ainda de acordo com O Globo, pelo que foi homologado por Fachin, os sete delatores não serão presos e nem usarão tornozeleiras eletrônicas. Será paga uma multa de R$ 225 milhões para livrá-los das operações Greenfield e Lava-Jato que investigam a JBS há dois anos. Essa conta pode aumentar quando (e se) a leniência com o DoJ for assinada.