CNTSS discutiu reivindicações com direção do INSS
Representantes da CNTSS/CUT têm
reunião com direção do INSS
O encontro realizado em Brasília na última segunda-feira (24) teve como ponto de pauta as ações da
Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do INSS apresentadas nos encontros ocorridos em março deste ano
Dando continuidade aos temas tratados junto à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do INSS, na última segunda-feira, dia 24/04, representantes da CNTSS/CUT e da Fenasps se reuniram com o diretor da pasta, Thiago Vesely. A reunião de trabalho, em Brasília, à tarde, teve como ponto de pauta as ações da DGP apresentadas nos encontros dos dias 20 e 21 de março.
O diretor da DGP abriu a reunião atualizando os informes e detalhando as dificuldades encontradas para despachar com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. Em relação ao auxílio transporte para os servidores que usam o próprio carro para ir ao trabalho, o diretor da DGP informou que essa solicitação está em andamento no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e quando chegar no Ministério do Planejamento será analisado pelo órgão.
Outro ponto discutido se referiu a compensação de recesso de final de ano, foi informado que o pedido da DGP está no Planejamento, porém a tendência é não conceder para os servidores do INSS o que hoje já acontece no legislativo e judiciário Em relação aos baixos valores pagos aos estagiários, Thiago Vesely disse que vai continuar agindo pela valorização desses trabalhadores.
GDASS – A resposta é que os problemas estão relacionados as dificuldades tecnológicas de operação no sistema de cálculo, considerando os pontos diferenciados entre os servidores. Por este motivo, o Ministério do Planejamento ainda não tem data definida para o pagamento da Incorporação das Gratificações dos servidores das Carreiras do Seguro Social (GDASS).
Na ocasião, a CNTSS/CUT cobrou um posicionamento, pois o primeiro movimento deveria ter acontecido em janeiro em seguida a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Planejamento informou que seria em março e depois em maio. A Confederação também destacou que a GexCuritiba/PR conseguiu realizar as revisões e o enquadramento das aposentadorias em janeiro deste ano e comandou no sistema, portanto os servidores de Curitiba vão receber a incorporação da GDASS.
Sobre o adicional de qualificação, o diretor da DGP informou que o Ministério do Planejamento acenou com boas expectativas, porém depende do MDSA agilizar a tramitação da proposta. As entidades cobraram a nomeação dos aprovados nos concursos e dos excedentes e a liberação de servidores para atividades sindicais. Thiago Vesely disse na próxima reunião com as entidades nacionais, a ser realizada dia 10 de maio, serão analisadas os seguintes assuntos: insalubridade, remoções e exames periódicos, REAT e IMA/GDASS (prorrogação do próximo ciclo).
Código de Greve - De acordo com o titular da DGP, a orientação é aplicar o Código de Greve, sem corte de salário, para os servidores que aderiram as paralisações do dia 15 de março e desta sexta-feira, 28 de abril. Porém, as definições da compensação dos dias não trabalhados deverão ser objeto de eventuais negociações entre as entidades e o Planejamento.