Aprovadas alterações no Estatuto do Sindsprev-PE


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

 

Assembleia aprova alterações

no Estatuto do Sindsprev-PE

 

As mudanças serão válidas a partir da próxima

eleição para renovação da diretoria

 




 

 

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sexta-feira passada (7), em segunda convocação às 15h, com a participação ativa de servidores da base do Sindsprev-PE, foram aprovadas com ampla maioria as alterações no Estatuto do Sindicato. Durante a assembleia, houve defesa de prós e contra a reforma do Estatuto. Posto em votação, o SIM prevaleceu. As alterações serão válidas a partir da próxima eleição para renovação da diretoria e Conselho Fiscal. 

 

As modificações aprovadas alinham a estrutura do Sindicato ao movimento sindical brasileiro que recomenda eleições a cada quatro anos. A reunião foi coordenada pelo secretário geral da entidade, Luiz Eustáquio, acompanhado na mesa pelo secretário de Administração e Patrimônio, Irineu Messias, e pelo coordenador Geral, José Bonifácio. A diretora Silvaneide Márcia Bezerra secretariou a assembleia. 

 

Modificações - No Estatuto aprovado, ficou determinado que as eleições para renovação da Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato serão realizadas de quatro em quatro anos, ampliando o mandato que, atualmente, é de três anos. Outra mudança significativa é que o para o cargo de coordenador Geral apenas será permitido dois mandatos consecutivos. Durante as eleições, o quórum de votantes para validar o pleito agora será de 10% dos eleitores, diferente dos 20% de hoje.

 

No primeiro momento, foram apresentadas por José Bonifácio as propostas de alterações do Estatuto nos seguintes itens: o artigo 21, na alínea “b” e no caput do artigo 28, substituindo a nomenclatura do cargo de secretário de Articulação do Ramo da Seguridade Social pelo nome de Secretário de Saúde do Trabalhador e Seguridade Social.



 

 

 

 

Também ficou definido que nos locais de trabalho, onde não se atingir o número suficiente de filiados para constituição do Comitê Sindical de Local de Trabalho, que tenham pelo menos lotação de dois servidores filiados, será eleito um representante. 


“Essas mudanças potencializam a presença do Sindicato cada vez mais próximo da categoria e das suas reivindicações, bem como da sociedade. A assembleia foi importante porque foi muito participativa com os trabalhadores da nossa base”, disse o dirigente Luiz Eustáquio. 

 

 

 

 

« Voltar