Sindsprev participa de audiências públicas da CUT
CUT-PE
Sindsprev-PE participa de audiências
públicas sobre a Reforma da Previdência
O diretor de Comunicação do Sindsprev-PE, Marcondes Carneiro, tem participado das audiências fazendo uma análise do que representa a Reforma da Previdência nos municípios brasileiros.
Na manhã da última quarta-feira, dia 22/03, foi realizada uma audiência pública sobre a Reforma da Previdência Social com palestra seguida de perguntas da platéia. O debate aconteceu no plenário da Câmara Municipal de João Alfredo e reuniu vereadores,entidades sindicais, estudantes e trabalhadores, pricipalmente da Zona Rural.
O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, e a vereadora do PT no Recife, Marília Arraes, foram os convidados especiais e expositores responsáveis por explicar os impactos e as mudanças que podem acontecer nas regras de aposentadoria e solicitações de benefícios para os servidores e a classe trabalhadora.
O Sindsprev-PE foi representado no evento pelo Secretário de Comunicação, Marcondes Carneiro, que compôs a mesa e fez uma análise detalhada do que representa a Reforma da Previdência do governo - Proposta de Emenda Constitucional 287 (PEC 287). O Sindicato vem participando ativamente das audiências públicas sobre a PEC 287 e que estão sendo promovidas pela CUT-PE em várias cidades do interior do Estado.
Após as explanações do presidente da CUT e de Marília Arraes, a platéia fez diversas perguntas. Uma das críticas à idade mínima de 65 anos proposta pelo Governo Temer é que em muitas regiões do país a expectativa de vida é próxima ou inferior a esse número. Outro ponto é que a população acredita que a divulgação em ógãos de comunicação, como TV e rádio, sobre rombo da Previdência é uma estratégia deste governo golpista para defender a aprovação da PEC 287.
Para Marcondes Carneiro, o debate foi produtivo e uma oportunidade para reafirmar a posição do Sindsprev-PE de que a reforma da Previdência Social visa acabar com direitos previdenciários e com a Previdência Pública Brasileira.
" Nessas audiências eu tenho centrado minha explanação nos impactos que a proposta de reforma da Previdência poderá ter nos municípios, principalmente das Regiões Norte e Nordeste. Essa PEC vai inviabilizar a obtenção da aposentadoria para milhões de trabalhadores rurais, significando um corte brutal de aposentadorias pelo Brasil afora e afetando durantemente a economia de milhares de cidade " . destacou.
Interior - As audiências públicas itinerantes, promovidas pela CUT-PE em parceria com o Sindsprev-PE, foram iniciadas em fevereiro deste ano e já ocorreram nas seguintes cidades pernambucanas: Passira e João Alfredo, no Agreste, e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão. O objetivo é relatar e debater com a população dos municípios os graves prejuízos provocados pela Reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados (PEC 287/2016).