Hospital Barão de Lucena com novo Conselho Gestor

Empossado Conselho de Gestão do

Hospital Barão de Lucena

Hospital tem nova equipe para lutar pelos direitos de usuários e trabalhadores junto à direção da unidade de saúde

Novos conselheiros querem aprofundar o diálogo com a gestão e manter conquistas adquiridas

O Hospital Barão de Lucena, na Avenida Caxangá, Recife, já tem novo Conselho Gestor para o biênio 2017/2019. Os novos conselheiros representantes dos usuários, dos trabalhadores e da direção da unidade de saúde foram empossados na manhã da terça-feira, dia 21 de março, no auditório do hospital. As eleições aconteceram nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. Caberá ao novo Conselho Gestor, articular melhores condições para quem necessita de atendimento, para os servidores e também reforçar a luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

A dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE), Maria do Carmo, participou da solenidade e fez parte da mesa. Em seu discurso, a sindicalista lembrou a luta, há mais de 20 anos, pela implantação do SUS. " Ainda me recordo, em 1986, quando chegamos de mala e cuia em Brasília e ocupamos a Câmara dos Deputados. Queriam expulsar a gente, mas continuamos bravamente. Eu, Vera Baroni e muitos companheiros permanecemos unidos para a conquista do Sistema. Tivemos Sérgio Arouca como aliado e não faltou coragem. Todo conselheiro e conselheiro precisa continuar essa história. O controle social é alegria e responsabilidade " , lembrou Carminha. " A conjuntura está difícil, mas vocês continuam comandando aqui e vão comandar através da gestão participativa. É preciso sempre se qualificar, preparar os argumentos, observar tudo e ser parceiro. A organização, em qualquer instância, é o segredo para fazer com que dê certo " , ressaltou.

Josué Júlio da Silva, do Conselho Estadual de Saúde, convocou os novos conselheiros a uma missão especial. " Um conselho é feito por vários pensamentos e tendências. Eu vi esse hospital ser referência, há muito tempo, para o Norte e Nordeste. Hoje, a gente vem da rua e se pergunta se ainda é um hospital mesmo. Muita gente se iludiu com plano de saúde. O SUS sempre foi tratado como mercadoria de segunda classe pelos políticos, moeda de troca. Agora, mais do que nunca, precisamos trazer de volta nosso poder de mudança " .

O presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Amaro Bezerra, também participou do evento e saudou a gestão passada. " Ainda sou aprendiz em questão de saúde, mas estou há 12 anos no segmento e no meu segundo mandato do Conselho Gestor do Hospital Otávio de Freitas. Sei que a gestão passada teve uma boa atuação, mesmo com as dificuldades do país. A nova gestão tem em mim um parceiro. Queremos ser atormentados por vocês em qualquer problema que possa acontecer " , brincou.

Os novos conselheiros também deram o tom à posse. O superintendente Administrativo e Financeiro do Hospital Barão de Lucena, Vicente Zirpolli, foi empossado como titular do segmento gestor. " Eu já participei, em outras ocasiões, do conselho local. O objetivo é tentar avançar nas relações entre a gestão, os trabalhadores e a comunidade, colocando sempre a comunidade em primeiro lugar. Espero que a gente possa conviver, dialogar e ver o que é possível e o que não é possível, aquilo que está e o que não está ao nosso alcance. Estamos em um momento de crise, mas ela vem de muito tempo, silenciosa. Precisamos de uma sociedade atuante. Só colocar a culpa nos outros é ser conivente. Para evoluir, é preciso a nossa evolução " , discursou.

Representante do segmento dos trabalhadores, Rosemeri de Souza adiantou a palavra de ordem. " O trabalhador tem contribuído no controle social, principalmente no Barão de Lucena, hospital que tem história no estado. Temos que dizer não à privatização da saúde levantando a bandeira do SUS " , clamou. Ela foi a candidata mais votada durante a eleição.

O representante dos usuários eleito foi José Alberto. " Eu só queria agradecer aos companheiros e dizer que vamos cobrar da sociedade o que precisar ser cobrado. Nós, conselheiros, somos voluntários. Estamos aqui porque temos sangue e queremos lutar pelo SUS e pelos direitos do povo. É isso que faremos " , advertiu.

O coordenador da última equipe do Conselho Gestor, Jorge Gomes, destacou a importância de se dar continuidade ao trabalho realizado. " O controle social é o que fazemos no dia a dia para transformar o acesso à saúde. Estamos enfrentando uma realidade que a gente não esperava, mas não podemos ficar deitados em berço esplêndido como diz o hino. Estamos na iminência de perder muitas coisas que lutamos para conquistar. Mais de 12 mil pessoas deixam os planos privados por mês e procuram o SUS. É preciso chamar a população para um envolvimento social e político. Quando nos colocamos à disposição de fazer parte de um conselho local de unidade, é por livre e espontânea vontade e por gosto por esse envolvimento social. O controle social precisa de todos. A saúde é um direito de todos " , destacou.

COMISSÃO ELEITORAL

A Comissão Eleitoral foi instituída em dezembro passado para articular os trâmites da eleição, que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. A equipe foi composta pelos representantes dos usuários, José Paulo dos Santos e Maria das Dores da Silva, pela representante dos trabalhadores, Maria da Conceição Souza, e pelo representante dos gestores, Marcondes Carneiro. Durante o processo, oito entidades concorreram pelo segmento dos usuários, mas duas eram irregulares e foram desclassificadas. Pelos trabalhadores, concorreram sete candidatos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na próxima segunda-feira, dia 27 de março, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sediará uma audiência pública para discutir o envolvimento das organizações sociais no serviço público do Sistema Único de Saúde. A sessão está marcada para as 9h.

CONSELHO DE GESTÃO DO HOSPITAL BARÃO DE LUCENA

- Segmento trabalhadores