Dia da Mulher será de lutas em Pernambuco
Dia Internacional da Mulher
será de luta contra a Reforma da Previdência
Semana dedicada à mulher terá luta das entidades sindicais pela equidade de gênero e pelo respeito aos direitos das mulheres
Nesta quarta-feira, dia 8 de março, se comemora o Dia Internacional da Mulher. Ações políticas e de conscientização serão realizadas por todo o país para reforçar a luta pela equidade de gênero e pelo respeito aos direitos das mulheres. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE) vai percorrer os locais de trabalho, ao longo de todo o mês de março, para homenagear as servidoras que ajudam a construir a história do nosso país. Ainda nesta quarta-feira, as entidades sindicais se reúnem na Marcha das Mulheres, na região central do Recife, a partir das 16h20. Também haverá ato em Brasília.
A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) elaborou uma série de atividades em comemoração à semana da mulher. A Marcha das Mulheres percorrerá a Avenida Conde da Boa Vista e deverá chegar, por volta das 18h30, à Praça do Derby. Pela manhã, às 9h, o Teatro da Boa Vista vai sediar um debate sobre a reforma da previdência e os impactos na vida das mulheres. A partir das 14h30, haverá roda de diálogo, feira de artesanato e batucada feminista no Parque 13 de Maio.
Por sua vez, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, sob coordenação do senador Paulo Paim e do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, articulou um novo protesto contra os desmandos do Governo Federal. Haverá uma mobilização contra a Reforma da Previdência no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Denominado de Reforma da Previdência TEMERosa, o ato público para as mulheres está marcado para acontecer entre 9h e 14h. Para participar, é preciso realizar uma inscrição previamente através da internet.
A mobilização defende a manutenção dos direitos sociais e uma reforma estrutural da captação de recursos, nos termos da legislação atual, com o propósito de garantir a segurança jurídica e atuarial do sistema de Seguridade Social Brasileiro, sem restrição ou extinção de direitos.
Confira a programação da Semana da Mulher articulada pela CUT-PE
Dia 06/03 - Segunda-Feira - 09h
Audiência Pública na Câmara de Vereadores do Recife.
Pauta: Reforma da Previdência Social (PEC 287/16) e suas implicações na vida dos trabalhadores
Dia 07/03 - Terça-Feira - 16h
Plenária Sindical no Sindsep-PE
Pauta: Organização e preparação para o Dia Nacional de Lutas e Paralisações (15 de março) com o mote “Nenhum Direito a Menos”
Dia 08/03 – Quarta-Feira
Dia Internacional da Mulher
Contra o racismo, contra a violência de gênero, contra a reforma da previdência social e pela legalização do aborto
09h – Teatro Boa Vista, Rua Dom Bosco
Debate sobre a reforma da previdência e os impactos na vida das mulheres. Realização CNTE/CUT.
14h30 - Parque 13 de Maio
Rodas de diálogo, feirinha de artesanato e batucada feminista
16h20 - Marcha das Mulheres pela Avenida Conde da Boa Vista, na região central do Recife
18h30 - Chegada à Praça da Democracia/Derby.
Dia 10/03 – Sexta-Feira – 19h
Debate com os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Mino Carta, no auditório do Sindsprev, Rua Marquês do Amorim, 174 – Ilha do Leite/Recife. Pauta: A conjuntura nacional, o governo Temer e a Mídia
A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) elaborou uma série de atividades em comemoração à semana da mulher, a luta e organização do Dia de Paralisação Nacional (15 de março) contra o fim da previdência e para barrar mais esse retrocesso do governo ilegítimo de Temer.