Festa embalada por reencontros

Festa dos aposentados

com muita música e integração

Encontro aconteceu nessa terça-feira, dia 24 de janeiro, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev

No dia em que a Previdência Social instituída no Brasil completou 94 anos, o Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev-PE), no bairro da Guabiraba, Recife, abriu as portas para homenagear uma equipe forte e atuante em todas as ações políticas da entidade: os aposentados. Nessa terça-feira, 24 de janeiro, enquanto parte dos dirigentes deflagraram um ato de protesto em defesa dos direitos dos cidadãos em frente à Superintendência do INSS, no bairro de Santo Antônio, a festa pelo Dia dos Aposentados soou como reconhecimento de anos de luta, lealdade e fé nos trabalhos do Sindsprev-PE e em dias melhores para os brasileiros.

Nesta edição, o foco da festa foi a integração. A programação incluiu apresentações artísticas de Daniel dos Teclados e da banda The Rossi, com clássicos do Rei do Brega, Reginaldo Rossi, além de massoterapia, sessões de beleza com a equipe especializada do Instituto Embelleze, ginástica laboral  com a professora Luciana Oliveira, do Hospital Barão de Lucena, lojinha de bijuteria e toda a infraestrutura de esporte e lazer oferecida pelo clube.

" Nós mudamos o estilo da nossa comemoração. Hoje, estamos aqui para integrar. Pensamos todas as atividades para que os aposentados saiam de suas casas e venham rever os amigos, conversar, descansar. Tem gente que não se encontra há 30 e até 40 anos. Nós queremos manter essas relações bem vivas " , esclareceu a secretária dos Aposentados do Sindsprev-PE, Amara Vital.

Quem participou do encontro aprovou. " A festa, como sempre, está encantadora. Eu vivo sozinha, tenho dois filhos, mas eles trabalham. Vir para cá e rever tanta gente dá um ânimo sem tamanho " , destacou a aposentada Maria José das Neves, 65, da Agência da Previdência Social de Olinda.   " Todo ano eu venho. Não perco. A festa está mudando o formato, mas continua maravilhosa. Acho que devemos sempre manter essa tradição e também valorizar nossa cultura local " , complementou o aposentado Luiz Paulo Francisco, 71, da APS da Encruzilhada.

Para quem não queria cair na dança, também teve programação. " Eu sou evangélica e não aproveito como os outros. Mas sou muito engajada em tudo. Quando cheguei, meus amigos já começaram a brincadeira. Sou do Coral do Sindsprev e não faltam motivos para comemorar. Tem festa para todo mundo " , animou Terezinha Lira, 72, aposentada do Ministério da Saúde.

A comemoração ainda teve momentos de conscientização política com a discussão do atual cenário previdenciário do país e de como ele influencia na vida dos aposentados. " O que está acontecendo é algo grave e não podemos fechar os olhos. Estamos aqui em festa pelos aposentandos, mas com a certeza de que somos um sindicato forte e atuante. Nossa articulação com as outras entidades sindicais segue firme para reverter os desmandos do governo golpista de Michel Temer " , adiantou o secretário de Imprensa do Sindsprev-PE, Marcondes Carneiro.

O discurso foi reforçado pelo coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio do Monte. " Estamos vivendo um momento difícil. O governo atual está fazendo o possível para que as pessoas não se aposentem e isso vai interferir diretamente na vida de nossos filhos e netos. Nós e os outros sindicatos estamos juntos na luta para mudar essa situação. Não vamos calar até que a justiça seja feita " , declarou. " Mas estamos aqui hoje para agradecer. Agradecer a vocês que sempre estiveram conosco em todos os atos, protestos e caminhadas. Vocês que sempre estiveram presente e fazem parte do nosso sindicato. Neste Dia do Aposentado, queremos comemorar pela vida que continua. Vocês são nosso braço forte de luta " , concluiu.

Confira algumas fotos da festa