Sindsprev critica aposentadoria pela Internet
CNTSS e Sindsprev-PE criticam proposta
de pedido de aposentadoria pela internet
A proposta do governo golpista de Temer não foi debatida com os trabalhadores do INSS e suas entidades representativas
O INSS pretende adotar um sistema em que os segurados possam solicitar a concessão da aposentadoria pela internet e comecem a receber o benefício sem ser necessário comparecer a uma agência da Previdência Social (APS). Para a CNTSS e o Sindsprev-PE, esse sistema além de estar distante da realidade brasileira, é preocupante por abrir brechas para atravessadores e fraudadores.
Inicialmente, seria necessário modificar o atual Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que recebe dos empregadores informações imprecisas ou incompletas, dificultando o andamento da concessão das aposentadorias. Por isso, muitas informações contidas nesse sistema ainda precisam ser conferidas, analisadas e convalidadas pelos servidores do INSS, pois existem falhas que podem impedir a concessão do benefício.
“Como é praxe do governo golpista, o projeto não foi discutido com os trabalhadores do INSS e suas entidades representativas, que só tomaram conhecimento através da mídia. Precisamos analisar mais detalhadamente a proposta oficial do governo, para que possamos apontar suas falhas e os riscos que podem prejudicar os segurados e o próprio sistema previdenciário”, afirmou o dirigente da CNTSS e coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio.
A divulgação na imprensa causa a impressão que agora o segurado passa a ter a comodidade de habilitar seu pedido de aposentadoria na internet em sua própria casa, que será concedida e liberada sem necessidade de ir a uma agência do INSS. Mas não é bem assim! É mais uma propaganda enganosa do governo Temer, como a da reforma da previdência, retirada de direitos trabalhistas, reforma do ensino médio, entre tantas outras.