Sindsprev repudia aumento da GEAP

Sindsprev-PE repudia mais um aumento nos planos de saúde da Geap

O novo aumento de 23,44% atinge os planos de saúde de 600 mil assitidos da operadora, a partir de fevereiro de 2017

Através da resolução 168/16, o Conselho de Administração da GEAP  aprovou um novo aumento de 23,44% para os planos de saúde de 600 mil assistidos, a partir de 1º de fevereiro de 2017. Esta decisão só ocorreu devido ao voto de minerva do representante do Governo Temer, Paulo Oliveira, atual presidente do Conad.

É importante destacar que os três representantes dos servidores votaram contra esse aumento absurdo, como fizeram em 2016. São eles: Elienai Coelho (Anasps), Luiz Carlos Braga (Anfip) e Irineu Messias (Sindsprev-PE), afastado da presidência do Conad pelo governo Temer em 14/06/16.

O Sindsprev-PE reforça o posicionamento dos representantes dos servidores que alegaram que os assistidos da Geap  não suportam mais pagar outro reajuste abusivo num momento de dificuldades financeiras, com reajuste salarial insignificante de 5% em 2017.

O conselheiro do Conad, Irineu Messias, lembrou que “durante todo o ano de 2016, tentamos convencer a direção da Geap que era necessário elaborar um novo formato para a sustentabilidade financeira da operadora de saúde, o que infelizmente não foi feito.” O sindicalista alertou novamente para o grande número de assistidos que serão obrigados a se desvincular da Geap, por não ter mais condições de pagar as mensalidades.

Em relação ao aumento da Geap em 2016, o Sindsprev-PE obteve na 12ª Vara Federal, em Pernambuco, sentença favorável à redução do aumento de 37,55% para 20%. No entanto, esta decisão só deverá entrar em vigor após ser apreciada pelo TRF, 5ª Região-PE. A Assessoria Jurídica do Sindicato vai acompanhar atentamente o processo, logo depois do recesso judiciário.