Sindsprev pede urgência em melhorias na APS Olinda


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Sindsprev pede urgência em resolução

de problemas da APS Olinda


A entidade encaminhou um ofício para a Superintendência do INSS nesta segunda-feira exigindo um calendário para a solução dos problemas denunciados pelos servidores



O diretor Irineu Messias esteve na APS de Olinda para conversar com servidores

e elaborou uma pauta de reivindicações que foi entregue à superintendência

 

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE) encaminhou um ofício à Superintendência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Pernambuco exigindo a elaboração de um calendário para a resolução dos problemas da Agência da Previdência Social de Olinda. O documento foi enviado nesta segunda-feira (12). A APS de Olinda, em Bairro Novo, está em colapso. Faltam insumos básicos para o atendimento ao público, incluindo água potável e encanada, não há estrutura para a realização dos trabalhos e tanto servidores quanto segurados estão indignados com o descaso das autoridades. 


O diretor do Sindsprev-PE Irineu Messias esteve na sede da APS para receber a denúncia dos servidores e elaborar um dossiê sobre o caso. A reunião aconteceu no dia 21 de novembro. Juntos, os servidores e o sindicalista desenvolveram uma pauta elencando os principais problemas encontrados na APS. O material foi complementado com uma série de fotografias do imóvel.

     


No dia 05 de dezembro, foi feita uma reunião com a Gerência Executiva do INSS e com a Superintendência do INSS para discutir as denúncias. O encontro teve a presença dos diretores do Sindsprev-PE e de uma comissão composta por profissionais da APS. O órgão se comprometeu a estudar possibilidades de resolução e, se necessário, providenciar um outro espaço de funcionamento para a Agência da Previdência Social. 


Após a elaboração da pauta com os problemas, documento foi entregue

ao superintendente do INSS

 

No dia seguinte, dia 6 de dezembro, os gestores foram à APS de Olinda para verificar as denúncias apontadas no documento e estudar as melhores formas de solucionar o problema dos servidores e usuários. A visita foi acompanhada pela diretora do Sindsprev-PE Leozina Barbosa. Olinda tem 377 mil habitantes, de acordo com o Censo IBGE 2010. São cerca de 44 mil idosos e apenas uma Agência da Previdência Social. A unidade de atendimento tem 15 servidores e somente 11 estão na ativa, ficando de fora as três assistentes sociais, quatro médicos peritos, a gerente e os servidores em férias e licença médica. Em pouco mais de quatro anos, foram registrados três falecimentos de servidores, quatro aposentadorias e seis demissões. Apenas dois profissionais foram incorporados para recompor o quadro.

Constantemente, há revolta dos segurados devido aos problemas. A falta de energia frequente já levou muitos a acreditar que os servidores é que não queriam trabalhar. No entanto, a informação é inverídica e decorrente de um problema que atormenta os trabalhadores há muito tempo.

     


PRINCIPAIS PROBLEMAS NA APS

 

  • Ventiladores ineficientes e insuficientes na sala de espera do primeiro piso

  • Caixas com documentos espalhados desde a enchente que inundou parte do térreo

  • Profissionais trabalhando dentro do arquivo exposta a agentes nocivos à saúde

  • Ausência de pontos lógicos e elétricos para melhor organização dos servidores na agência

  • Longarinas quebradas ou em péssimo estado de conservação

  • Mobiliário sem ergonomia e/ou danificados

  • Infiltrações constantes em períodos chuvosos

  • Umidade intensa em alguma paredes

  • Iluminação insuficiente em diversas áreas

  • Constantes panes elétricas em função da instalação defasada do prédio

  • Salão não comporta acomodação confortável dos segurados, muitos aguardam no terraço em cadeiras inadequadas e em ambiente aquecido pelos condensadores do ar condicionado

  • Diariamente, há conflitos na APS em função da restrita capacidade de atendimento ao público em geral

  • Instalações sanitárias precárias, com acesso livre a qualquer cidadão que passe pela agência, sendo humanamente impossível que apenas uma servente mantenha o espaço limpo e em condições de uso

  • Presença frequente de animais, como baratas, ratos e timbus, infectando o ambiente de trabalho

  • Falta de água mineral e encanada

  • Falta de materiais de expediente


CRONOLOGIA

 

  • 21.11 - O diretor do Sindsprev-PE Irineu Messias se reúne com os servidores para discutir os principais problemas. No encontro, foi elaborada uma pauta elencando os principais problemas da Agência da Previdência Social de Olinda

  • 05.12  - A direção do Sindsprev-PE e uma comissão de servidores estiveram com o gerente e com o superintendente do INSS para entregar a pauta e discutir as ações imediadas de intervenção no imóvel

  • 06.12 - Os gestores do INSS visitam o prédio da APS de Olinda para ver de perto os problemas e estudar possibilidades de melhoria na infraestrutura do imóvel. A visita foi acompanhada pela diretora do Sindsprev-PE Leozina Barbosa.

  • 07.12 - Durante o atendimento aos usuários, as constantes quedas de energia acabaram ocasionando um protesto na APS. A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos

  • 12.12 - Sindsprev-PE encaminha ofício à Superintendência do INSS para exigir um calendário de intervenções com os prazos para solução dos problemas citados


DENÚNCIA: PRECARIEDADE NA APS DE OLINDA


     



     





     



     



     







 

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