Servidores protestam contra governo golpista

Servidores protestam contra a PEC 55

no Dia Nacional de Mobilização

Funcionários do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nems-PE), no prédio da Sudene, pararam as atividades na manhã desta sexta endossando o movimento articulado pelas centrais sindicais

Dentro das atividades nacionais contra a PEC 55, que prevê congelamento dos investimentos em serviços essenciais, como saúde, educação e assistência social por 20 anos, os servidores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nems-PE) cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira, dia 11 de novembro. Encabeçado pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev-PE) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (Sindsep-PE), o movimento reuniu os funcionários para um café da manhã de conscientização no hall do prédio da Sudene.

A Proposta de Emenda Constitucional 55 está em tramitação no Senado e deve ser votada em dezembro. Ela já foi aprovada, como PEC 241, no Congresso Nacional. " Este é o momento dos trabalhadores reagirem. Não é só pelos previdenciários ou profissionais da saúde, é por todos os brasileiros. A luta contra essa PEC é responsabilidade de todos. Estamos convocando a categoria e indo aos locais de trabalho explicar para a população os absurdos previstos pela PEC. Temos que fazer algo e juntos somos mais fortes " , explicou o coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio do Monte.

Se aprovada, a PEC vai afetar diretamente a vida de todos os brasileiros. Com a limitação dos investimentos, o salário dos professores ficará congelado, o acesso, a construção e até a manutenção de escolas, creches e universidades serão ameaçados. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a entrega de medicamentos gratuitos,  programas, como o Saúde da Família, e as campanhas de vacinação também serão afetados deixando a população à mercê da própria sorte. Considerando os direitos dos trabalhadores, a ideia pretende acabar com o FGTS, com o 13º Salário, as licenças maternidade e paternidade e demais auxílios. Também está previsto o aumento da jornada de trabalho para 12h. O governo golpista de Michel Temer pretende ainda, através da Reforma da Previdência, aumentar a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres para 65 anos.

" Nós temos a Consolidação das Leis Trabalhistas, uma das ferramentas de proteção ao povo, e estão querendo rasgá-la para favorecer os empresários. É preciso que todos despertem enquanto é tempo e venham para a luta. O que estão fazendo com o Sistema Único de Saúde (SUS) é criminoso. É preciso ter cuidado com a Atenção Básica, com os trabalhadores e com o povo. Hoje, do jeito que está, mesmo quem pensa diferente não pode ser superior aos fatos " , concluiu a coordenadora do Sindsep, Graça Oliveira.

Servidores do INSS protestam contra a PEC 55

Organizados pelo Sindsprev-PE, os trabalhadores do INSS participaram dos protestos contra a PEC55 e a reforma da Previdência nas Gerências do Recife, Caruaru e Garanhuns e em várias APS da Região Metropolitana e do interior do estado. Em alguns locais de trabalho houve paralisação das atividades durante uma hora.

Na Gerência Recife do INSS, que fica na Avenida Mário Mel, foi colocada uma faixa contra a PEC 55. Após apresentação do Grupo Teatral TV Sindical, dirigentes do Sindsprev, de outros sindicatos e o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, esclareceram sobre os graves danos causados pelos ataques do Governo Temer aos servidores públicos, aos trabalhadores e à sociedade em geral.

O secretário geral Luiz Eustáquio criticou a proposta e incentivou a categoria a entender as consequencias de sua aprovação. " Estamos vivendo um momento crucial com a retirada de direitos e congelamentos de salários e benefícios dos segurados do INSS”. Ele alertou que “precisamos reagir às afrontas do governo golpista com mais determinação e unidade”, pois caso contrário, “sofreremos uma precarização crescente nos nossos direitos e conquistas sociais. A população precisa entender que os salários serão desvalorizados com a aprovação dessa PEC, por isso essa é uma luta importante " , frisou. Por volta das 11h30, o ato foi encerrado.

PEC

A PEC 55 é uma Proposta de Emenda Constitucional que pretende alterar o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o novo regime fiscal. A partir daí as despesas primárias, como educação e saúde serem fixadas por um período de 20 anos. A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados  e está em votação no Senado

Mobilização nas Gerências

Recife