Assembleia decidiu pela paralisação de uma hora

11 de novembro:

Dia Nacional de Mobilização contra a PEC 55

e Reforma da Previdência

Assembleia decidiu pela paralisação

durante uma hora na próxima sexta

Na tarde desta quarta (09/11), em seu auditório, o Sindsprev-PE realizou assembleia específica para deliberar sobre as mobilizações da categoria em Pernambuco na luta contra a PEC 55, reforma da Previdência e outros ataques do governo Temer.

Por unanimidade, os participantes aprovaram os seguintes encaminhamentos:

- Na próxima sexta-feira (11/11), realizar atos públicos na Gerência Recife do INSS, no NEMS e em várias APS da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado, com paralisação das atividades durante uma hora, das 10 às 11h da manhã.

- A partir da segunda-feira, dia 14/11, reuniões com os servidores nos locais de trabalho para discutir as mobilizações

- No dia 18/11, das 9 às 17 horas, no auditório do sindicato, reunião com os delegados sindicais de base, aberta a todos os filiados

- Afixação de cartazes nos locais de trabalho com esclarecimentos sobre a retirada de direitos dos servidores e dos segurados.

O desenrolar da assembleia

A mesa foi composta pelos dirigentes José Bonifácio, Irineu Messias, Luiz Eustáquio e Jeane Souza.  Na abertura, o coordenador geral José Bonifácio informou sobre as visitas realizadas pela direção do Sindicato nos diversos locais de trabalho do Recife e alguns municípios do interior.

Em seguida o diretor Irineu Messias apresentou uma breve análise de conjuntura, destacando os ataques do governo golpista desde a extinção do Ministério da Previdência até a aprovação da PEC 241 pela Câmara Federal, que agora será votada no Senado como PEC 55/16.

Irineu avaliou que, com as medidas de desmonte do Estado, “o governo Temer deu um tiro mortal nas políticas públicas, nos direitos sociais e trabalhistas, prejudicado os servidores públicos e demais trabalhadores”.

Entre várias afrontas do governo, apoiadas pela mídia e pelo Judiciário, ele destacou o congelamento de salários, suspensão da reestruturação das carreiras e concursos públicos; ameaça de demissão, golpe na Geap, desmantelamento das juntas de recursos, além do desmonte do INSS e do SUS.

O secretário geral do Sindsprev PE, Luiz Eustáquio, reforçou a gravidade do estado de exceção que foi instalado no Brasil, afirmando que “o governo Temer está mudando a Constituição Brasileira, com a destruição da CLT e dos serviços públicos, especialmente o SUS que será reduzido para atender somente indigentes”.

Eustáquio alertou que “a população ainda está muito atordoada e dividida pelo choque do golpe” devido ao bombardeamento da mídia com tantas notícias de corrupção manipuladas para dar sustentação às medidas de “ajustes” do governo, que na realidade só prejudicam os trabalhadores e os segmentos desfavorecidos da sociedade.

Os dois dirigentes do Sindsprev apontaram a necessidade de convencer a nossa base, demais categorias de servidores, usuários dos serviços públicos e outros segmentos sociais que “é preciso voltar a acreditar na nossa unidade e capacidade de luta para enfrentar o governo golpista”. E citaram o exemplo da resistência dos estudantes com as ocupações das escolas públicas em todo o país.

No debate aberto, vários participantes apresentaram informes dos seus locais de trabalho, suas opiniões e propostas.

Fotos: Edmundo Ribeiro