Debate criação do Fórum em defesa da Previdência

Debate no Sindsprev sobre criação de Fórum

em Defesa da Previdência Social Pública

Representantes de vários sindicatos, CRESS-PE, CUT-PE, Fetape, Federação dos Aposentados, associações de pessoas portadoras de deficiência, servidores do INSS e do Ministério da Saúde reuniram-se na tarde de quinta-feira (20/10), no auditório do Sindsprev.

Após as explanações, os participantes avançaram no debate e nos encaminhamentos para a criação de um fórum estadual em defesa da Previdência Social Pública.

Na abertura, o coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio, fez um breve relato do grande número dos ataques promovidos pelo governo golpista de Temer aos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários em menos de dois meses.

Reconheceu que “a gente ainda não conseguiu convencer a sociedade em geral sobre a gravidade deste retrocesso, principalmente os setores mais prejudicados da população. A grande maioria ainda não entendeu o que representa a PEC 241, a reforma da previdência e outras medidas desastrosas  dos golpistas”.

Em seguida, o dirigente Irineu Messias destacou a destruição das políticas públicas, especialmente a extinção do Ministério da Previdência Social e o desmonte do INSS, SUS e Assistência Social.  “É preciso articular, de forma imediata, as entidades sindicais e profissionais de todos os segmentos da seguridade social para se incorporar a esta luta em defesa da previdência e contra a retirada de direitos”. E alertou: “Se não houver resistência, a situação ficará mais grave ainda”.

Irineu Messias - Sindsprev-PE                      Natália Teixeira  -  CRESS-PE

Por sua vez, a assistente social do INSS e do CRESS-PE, Natália Teixeira, reforçou o objetivo devastador da PEC 241 que “retira durante 20 anos recursos das políticas públicas” e ressaltou que “a reforma da previdência está sendo implantada de forma fatiada, com a revisão dos benefícios por incapacidade feita através de critérios não divulgados; imposição da idade mínima de 65 anos para concessão da aposentadoria, igual para homens e mulheres (podendo ser elevada para 70 anos); terceirização e privatização dos serviços de exclusividade do INSS, entre outros”. Ela propôs que “este fórum seja permanente e que vá além dos debates, com intervenções e ações com a participação mais abrangente de diversas entidades e movimentos”.

Luiza Batista  -  CUT-PE                                     Paulo Roberto - Fetape

As representantes da CUT-PE, Luiza Batista; da Fetape, Paulo Roberto; da Federação dos Aposentados de PE, José Gilberto, do Instituto Artur Vinicius (mães de pessoas portadoras de deficiência), Fabíola Maciel e do Conselho das Pessoas com Deficiência de Jaboatão (CPDJ), Eric André, expuseram suas impressões e apreensões, e também acrescentaram mais informações sobre os malefícios causados pelo governo golpista à previdência social, serviços públicos e toda sociedade brasileira.

José Gilberto - Fed. Aposentados de PE          Fabíola Maciel - Inst. Artut Vinicius

Após as explanações dos componentes da mesa, outros participantes também deram suas contribuições ao debate que foi finalizado com a aprovação dos seguintes encaminhamentos:

- Buscar o apoio do Ministério público e da Defensoria Pública da União (DPU)

- Promover audiências públicas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e na Cãmara Municipal do Recife (CMR), esta última já solicitada pelo vereador Luiz Eustáquio (dirigente do Sindsprev)

- Enviar ofícios de protestos

- Realizar um ato público a ser organizado na reunião de quinta, dia 27/10

- Reforçar a participação das entidades do fórum na manifestação nacional organizada pela CUT e demais centrais no dia 11 de novembro.

Também participaram da reunião desta quinta (20/10), dirigentes do Sindsaúde, Sinproja, Sinpremo, Sintrape, AACD, Asssociação de Pessoas com Deficiência Visual e Associação de Pais de Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil.

Fotos: Edmundo Ribeiro