Sindsprev e CNTSS solidarizam-se com os bancários

Sindsprev-PE repudia arbitrariedades da OAB

e solidariza-se com Sindicato dos Bancários

A direção do Sindsprev-PE repudia a atitude arbitrária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) de ingressar na Justiça com pedido de prisão da presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco Suzineide Rodrigues.

A esdrúxula ação da OAB-PE também solicita o aumento da multa diária de R$ 10 mil para R$ 100 mil, devido à continuidade da greve dos bancários que já dura 24 dias em todo o país.

Em entrevista à imprensa, a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco afirmou que a ação judicial da OAB-PE não tem sentido, justificando que não é uma atribuição da entidade convocar os trabalhadores para voltar às agências.

A sindicalista argumentou também que “A OAB-PE está mostrando a falta de conhecimento sobre como funciona o movimento sindical. O sindicato não tem poder de interferência sobre nenhum banco e não pode convocar trabalhadores que estão em seu direito de greve a voltar ao trabalho. Não temos obrigação nem a autoridade para fazer isso. Esse papel cabe à gestão dos bancos. Não estou desobedecendo algo se não tenho poder para fazê-lo " .

A direção do Sindsprev entende que, agindo dessa forma,  a OAB está em plena sintonia com os banqueiros e o Estado de Exceção que se intensifica no Brasil com os desmandos e arbitrariedade do governo golpista Temer. Neste caso, afronta o direito constitucional de greve dos trabalhadores.

Diante disso,  a direção do Sindsprev-PE solidariza-se com a presidenta Suzineide Rodrigues e toda direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e reafirma sua disposição de fortalecer a luta contra a ruptura da democracia no Brasil.

Direção do Sindsprev-PE

---------------------------------------------------------------------------------------------

Presidente da CNTSS/CUT repudia medidas

da OAB contra a greve dos bancários

Dirigente também reafirma sua solidariedade à categoria e parabeniza

o sindicato pela crescente adesão dos trabalhadores ao movimento

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social vem a público prestar solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras do setor bancário que estão sendo vítimas de ação orquestrada por seccionais da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil de vários Estados com a finalidade de prejudicar o movimento grevista desencadeado de forma legítima e pacífica por estes profissionais em todo o país a partir de 06 de setembro.

A judicialização das atividades sindicais é combatida pela Confederação e configura-se como desrespeito aos preceitos libertários estabelecidos na Constituição Federal.

A Confederação repudia de forma veemente as medidas tomadas por estas seccionais que vão na contramão da história e do respeito democrático que sempre procurou nortear as ações da OAB desde sua origem.

São atitudes autoritárias tomadas arbitrariamente sem que fosse sequer manifestado o desejo de estabelecimento de qualquer canal de diálogo prévio com o conjunto da categoria. Foram estabelecidos ataques violentos contra o direito de greve expresso e assegurado na Constituição Federal a todos os trabalhadores.

A categoria dos bancários tem conduzido o processo de greve respeitando de forma inequívoca o direito que a Constituição lhe concede. As iniciativas da OAB surpreenderam por visarem obstruir a luta da categoria por seus direitos, melhores salários e contra a precarização das relações de trabalho.

É importante destacar que manifestações da Justiça do Trabalho dão pareceres favoráveis aos trabalhadores, uma vez que as atividades desenvolvidas por esta categoria não estão elencadas como serviços ou atividades essenciais e que a greve não foi desencadeada de forma abusiva, ou seja, o movimento dos trabalhadores está dentro do que determina a lei de greve.

Os bancários têm demonstrado espírito de luta e a adesão ao movimento paredista tem sido uma constante. É uma categoria de grande valor e expressividade dentro das lutas da classe trabalhadora.

A Confederação reitera seu apoio à greve destes profissionais e acredita que só a união da classe trabalhadora permitirá que alcancemos as vitórias almejadas e que possamos impedir o projeto das classes dominantes de extinção de direitos trabalhistas.

Sandro Alex de Oliveira Cezar, presidente da CNTSS/CUT –

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social