Curso de formação debateu mundo do trabalho

Curso de formação debateu mundo do trabalho

e desmonte das políticas públicas

O curso, promovido pelo Sindsprev-PE , foi realizado nos dias 9 e 10 de setembro. A iniciativa foi

direcionada para delegados de base, Comitê dos Aposentados e Conselho da Executiva do Sindicato.

O Sindsprev-PE  realiza no Centro de Formação e Lazer (CFL), na sexta (09/09), das 8h às 19h, e no sábado (10/09), das 8h às 13h, o curso de formação sindical com o tema “Mundo do Trabalho, Tecnologias da Comunicação e o Desmonte das Políticas Públicas”.

A iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato foi direcionada para seus delegados de base, Comitê dos Aposentados e Conselho da Executiva.

O objetivo principal foi contribuir para capacitar os participantes numa melhor compreensão das mudanças no mundo do trabalho, o papel do Estado e o desmonte das políticas de Saúde, Previdência e Trabalho.

Apresentou também mais subsídios sobre as disputadas ideológicas na sociedade, o uso da tecnologia da comunicação para  maior difusão  das informações e formas de utilização das mídias/redes sociais como instrumento de luta a favor dos trabalhadores.

De acordo com a diretora de Formação, Leozina Barbosa, " O compromisso da diretoria do Sindsprev-PE é o investimento na formação sindical que passa por dois viéis: a formaçaõ do cidadão na sua forma integral, tendo uma concepção de mundo de forma crítica, e a dimensão política que se dá no processo de desvendamento dessa realidade que está no local de trabalho, nas relações com seus colegas e  na comunidade em que o servidor está inserido, seja no interior ou na capital.

Enfim, ao trazer este tema queremos que o nosso delegado se fortaleça na sua visão crtítica e esteja pronto para fazer uma intenvenção na sua unidade de trabalho visando a defesa da categoria e os interesse da classe trabalhadora " .

Na abertura do evento, a professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da UFAL, Luciana Caetano, fez uma explanação sobre as  transformações no mundo do trabalho e a conjuntura atual. Destacou que uma classe trabalhadora organizada tem maiores chances de inserir na agenda do governo políticas públicas que possam melhorar a sua condição de vida e preservar o que foi conquistado.

" O que se tem agora  nessa atual conjuntura é exatemente uma mudança nessa agenda de governo no sentido de desmontar o que já foi construído até agora. Diante disso,  me parece que há uma urgência dos trabalhadores, sejam eles da iniciativa privada ou público, que é compreender esse processo histórico de correlação de força entre capital e trabalho de modo que a gente possa fazer esse enfretamento de forma unida " .

A professora elogiou a iniciativa do Sindicato em trazer esse assunto para formar melhor seus quadros, pois é importante fazer o diálogo com a sociedade.

A programação do curso prosseguiu na tarde da sexta-feira (09/09), com o tema:

" Tecnologias da comunicação como Instrumento para Desmonte do Estado Democrático e das Conquistas dos Trabalhadores "

Exposição dialogada: Prof. Alex Capuano – Assessor da Secretaria Formação da CUT Nacional (SP)

" Impactos das Mudanças na atuação dos delegados de base "

Atividade em grupo

Facilitadores: Alex Capuano e Flávio Marinho

No sábado, dia 10/09, às 8h30, " Mídias e Redes Sociais "

Quais são? Como utilizar a favor do projeto da classe trabalhadora?

Exposição dialogada: professor  Alex - Capuano - Assessor da Secretaria Formação da CUT nacional  (SP)

Ás 12h30 - Avaliação do curso

Às 13h - Almoço de Confraternização