Protesto contra nomeação de superintendente
REPÚDIO
Protesto contra nomeação de novo
superintendente Regional do Trabalho e Emprego
A Manifestação foi realizada nesta segunda-feira (22) e foi convocada pela CUT-PE, com a participação de dirigentes do Sindsprev-PE
Para protestar contra a nomeação do novo superintende Regional de Trabalho e Emprego em Pernambuco, Eduardo Geovane Freitas Leite, a CUT e as demais centrais sindicais realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 22/08, ato público em frente à Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), na Avenida Agamenon Magalhães, com apoio do Sindsprev-PE. A atividade reuniu dirigentes dos sindicatos dos Urbanitários, Químicos, Borracha, Vigilantes, Metalúrgicos, Auditores Fiscais e do Sindsep-PE, entre outros.
Na manifestação os servidores do Ministério do Trabalho denunciaram que o novo nomeado além de não ser integrante da carreira do trabalho , responde a processo de improbidade administrativa. Na época em que foi secretário de Finanças da Prefeitura de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, entre os anos de 2009 e 2011, houve desvios de mais um milhão de reais.
As entidades e os servidores lotados na SRTE repudiam a nomeação do empresário Eduardo Geovane para ocupar o cargo , sob o entendimento de que sua conduta e posição são incompatíveis com os princípios que regem o Ministério do Trabalho, suas unidades e os trabalhadores. Pesam sobre o nomeado graves acusações, inclusive de fraudes em licitações e danos ao erário. Além disso, ele é acusado de reiteradas práticas de violação à legislação trabalhista em suas empresas.
“É inaceitável que um empresário infrator seja, agora o chefe desta casa, que é o do trabalhador e que se dedica a zelar pelo cumprimento das leis trabalhistas e das normas de segurança e saúde nos ambientes de trabalho. Diante disso, exigimos imediata revogação do ato administrativo que o conduziu ao cargo”, destaca a Nota de Repúdio assinada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), a Delegacia Sindical de Pernambuco e os servidores do órgão.
Governo golpista
O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, participou do ato e, em sua intervenção, avaliou que a nomeação de um empresário e sonegador de impostos representa exatamente o retrato do governo golpista de Temer. “ Um governo que vai desmontar as politicas públicas e mostra claramente não ter nenhum compromisso com a luta em torno dos direitos da classe trabalhadora. Além disso, demonstra que este órgão não vai avançar no processo de fiscalização e de promoção das melhores práticas de atendimento ao público " .
Destacou ainda que a empresa de Geovane não recolhe FGTS de seus empregados desde 2010 e que na sexta-feira passada (19) foi exonerado do cargo de superintende, o auditor fiscal do trabalho André Luz. A exoneração se deu de forma arbitrária, sem que o servidor fosse previamente comunicado, tomando conhecimento de seu desligamento do cargo por publicação no Diário Oficial da União.