Ações de combate ao desmonte da Seguridade

Estratégias

Sindicatos da  CNTSS definem ações de combate ao desmonte da seguridade social

Lideranças se reuniram em Plenária Ampliada na cidade de Recife em 27 de julho

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

Dirigentes dos sindicatos dos servidores públicos federais filiados à CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social realizaram Plenária Ampliada na quarta-feira, 27 de julho, em Recife (PE), no CFL – Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV Pernambuco. A atividade, que precedeu a reunião da Direção Nacional da Confederação, cuja programação previa trabalhados para os dias 28 e 29 de julho, contou com a participação de representantes dos estados de Sergipe, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Alagoas, Paraíba, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

A Plenária teve como objetivo central traçar estratégias em defesa da Seguridade Social e unificar a luta com todos os sindicatos filiados. A proposta é combater as ações do governo interino de Michel Temer voltadas ao desmonte dos direitos trabalhistas e das políticas públicas focadas principalmente nas áreas de Saúde, Assistência e Previdência Social. A Plenária teve como público alvo as lideranças dos federais participantes da direção da CNTSS/CUT e representantes das entidades filiadas. Cada sindicato pôde indicar até cinco participantes.

Entre os pontos de pauta propostos pelos coordenadores estavam: informes dos estados e nacional; avaliação da organização política; unidades das atividades e de ação: SUS, Previdência e Assistência social; unificação das atividades com outras entidades nacionais dos trabalhadores federais; audiências a serem agendadas; e plantão semanal. Ao final das reflexões foram aprovados encaminhamentos. (acesse link abaixo e veja a íntegra dos encaminhamentos).

Os participantes da Plenária consideraram o encontro importante por permitir o debate sobre a conjuntura tendo como foco a perspectiva da classe trabalhadora e, a partir daí, construir indicativos que orientem a luta da categoria para este próximo período. Foi bem avaliada, entre os encaminhamentos apontados, a decisão de criação de um plantão dos sindicatos federais na sede da Confederação em Brasília. Esta medida facilitará a organização da categoria e trará mais agilidade na condução das ações de intervenção junto ao governo e ao parlamento.