Definidas ações contra o desmonte do SUS

Sindsprev articula estratégia de

combate ao desmonte do SUS

Serão realizados atos de conscientização em policlínicas e hospitais para conscientizar a população sobre os golpes do governo interino de Michel Temer na área da saúde

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE) elaborou uma estratégia de atuação em defesa do Sistema Único de Saúde. Após a instituição de um comitê especial de enfrentamento ao desmonte na saúde pública, foram feitas duas reuniões entre os nove diretores que integram o grupo de trabalho e elencadas as prioridades.

Será solicitada uma audiência pública na Câmara dos Vereadores do Recife e na Assembleia Legislativa de Pernambuco por intermédio do vereador Luiz Eustáquio; o desmonte do SUS será pautado no Conselho Estadual de Saúde e no Conselho Municipal de Saúde; serão feitas mobilizações em hospitais e policlínicas da Região Metropolitana; haverá panfletagem de conscientização; serão concedidas entrevistas em rádios, jornais e emissoras de televisão sobre o tema; também serão realizadas rodas de conversas em comunidades; haverá discussão a respeito da saúde publica em locais de trabalho; serão feitos atos públicos; e serão convocadas novas reuniões com a participação de entidades sindicais do setor e da Central Única dos Trabalhadores.

A primeira unidade de saúde a ser visitada será o Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Os dirigentes do sindicato vão para o HGV no próximo dia 21, às 10h. Parte da equipe fará panfletagem para os usuários explicando o descaso do governo com a saúde pública enquanto os outros vão debater com os trabalhadores o desmonte no SUS no auditório.

Integram o comitê de enfrentamento Iacelys Maria, Francisca Alves, Isabel Fabricio, José Carlos Tavares, Moab Severino de Santana, Esdras Soares, Ivonete Batista, Maria do Carmo Gomes da Silva e o coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio do Monte.