Movimentos sociais protestam contra governo

Movimentos sociais dão as mãos

contra ataques aos direitos dos trabalhadores

Em todo o país, uma série de protestos foi realizada em Agências da Previdência Social e Gerências Executivas do INSS. Em Pernambuco, aproximadamente 15 mil trabalhadores participaram da mobilização

O dia 16 de junho de 2016 foi um marco nas lutas recentes contra o governo ilegítimo de Michel Temer. Em defesa dos direitos dos trabalhadores, entidades rurais e urbanas deram as mãos para dizer não ao desmonte que tem sido feito no ministeriado. O Sindsprev - junto à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Pernambuco (Fetape), à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros movimentos sociais - organizou atos de protesto nas Gerências Executivas do Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e nas Agências de Previdência Social do interior. A atividade faz parte da agenda nacional de lutas e aconteceu simultaneamente em todo o país.

No Recife, a manifestação aconteceu em frente à Gerência Executiva, na Avenida Mário Melo, bairro de Santo Amaro, às 9h. Na pauta das manifestações, questões como a extinção do Ministério de Desenvolvimento Agrário, do Ministério da Previdência Social, feito ainda durante a primeira semana do governo golpista de Temer, a Reforma da Previdência e os constantes retrocessos nas causas trabalhistas. " Os atos estão acontecendo por todo o Brasil e temos força e disposição suficiente para manter os prédios ocupados por tempo indeterminado. Não vamos admitir que acabem com mais de 90 anos de lutas. Vamos balançar nossas bandeiras em todo o território deste país com o recado claro que não vamos arredar o pé. Não vamos deixar que desrespeitem nossa dignidade " , advertiu o vice-presidente da Fetape, Paulo Roberto Rodrigues.

O desmonte na previdência social - que teve o gerenciamento dos serviços desmembrados entre o Ministério da Fazenda e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário - agrava ainda mais a situação dos servidores publicos federais que sofrem diariamente com as precárias condições de trabalho. " Estamos juntos nessa luta porque tudo cai sobre o servidor e sobre a própria população. Com a extinção do Ministério da Previdência, estamos sendo escanteados das políticas públicas. Ainda querem deixar passar a Reforma na Previdência que vai atacar toda a população " , detalhou o coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio do Monte.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Carlos Vera, somente com mobilizações como a desta quinta-feira o processo poderá ser revertido. " Os trabalhadores enfrentam diariamente muitos problemas. Esse prédio da Gerência Executiva Recife, por exemplo, onde acontece o ato, está com a estrutura toda comprometida colocando em risco a vida de servidores e segurados. O governo golpista pode até ter a intenção de prejudicar nossos direitos, mas estamos aqui para provar que eles não terão vida fácil. Golpistas não passarão " .

INTERIOR

Além da capital pernambucana, as cidades do interior também aderiram ao movimento. As Gerências Executivas de Garanhuns, Petrolina e Caruaru também foram ocupadas e houve mobilização também nas Agências da Previdência Social de todo o estado. Confira as imagens:

Arcoverde

Barreiros