Proteção respiratória contra agentes biológicos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Profissionais de saúde participam de curso

sobre proteção respiratória contra

agentes biológicos

Treinamento voltado para servidores da saúde começou na manhã desta terça-feira e deve seguir até quinta. A capacitação acontece no auditório do Sindsprev/PE, na Ilha do Leite.




 

Começou, nesta terça-feira, o curso Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores da Saúde. Durante três dias, os participantes vão aprender mais sobre os Equipamentos de Proteção Individual e a importância sobre os cuidados com os EPIs para evitar riscos. A capacitação acontece até quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, e é uma realização do Sindsprev em parceria com a Fundacentro. Ao todo, 55 profissionais participam do treinamento, incluindo servidores do Rio Grande do Norte.


O curso é ministrado pelo químico e chefe do laboratório de EPI da Fundacentro de São Paulo, Antônio Vladimir Vieira, e  pretende abordar os conceitos básicos sobre caracterização dos agentes biológicos e utilização da proteção respiratória como medida de controle frente à exposição aos agentes ambientais. Nas aulas, ele fala sobre a caracterização dos bioaerossóis e agentes biológicos, a classificação dos principais equipamentos de proteção respiratória contra agentes biológicos, o uso da máscara cirúrgica e da peça semifacial filtrante (N95-PFF2), os procedimentos para a realização dos ensaios de vedação, o conteúdo mínimo de um Programa de Proteção Respiratória e limpeza e higienização dos equipamentos de proteção respiratória.

" Nós estamos falando de riscos contra agentes biológicos em casos de doenças infectocontagiosas. Os cuidados devem ser seguidos com atenção porque é a vida dos trabalhadores que está em jogo " , alertou Antônio Vladimir.

O treinamento é voltado para profissionais de saúde, inspetores, técnicos dos Cerests, auditores fiscais do trabalho e profissionais de segurança do trabalho de hospitais e policlínicas. 

" O curso é de alto nível. Tem demonstração de equipamentos e aulas expositivas. Tudo é baseado na cartilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores da Saúde. É mais uma parceria bem sucedida da Fundacentro com o Sindsprev para o aperfeiçoamento dos trabalhadores " , detalhou o pesquisador José Hélio, da Fundacentro-PE, um dos coordenadores do evento.

Solidariedade

Para participar, os profissionais doaram dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para famílias carentes. Ainda durante o curso, foi feito um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado contra a boate Pulse, em Orlando, nos EUA, que terminou com 50 mortos, no último final de semana.



     






« Voltar