Proteção respiratória contra agentes biológicos
Profissionais de saúde participam de curso
sobre proteção respiratória contra
agentes biológicos
Treinamento voltado para servidores da saúde começou na manhã desta terça-feira e deve seguir até quinta. A capacitação acontece no auditório do Sindsprev/PE, na Ilha do Leite.
Começou, nesta terça-feira, o curso Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores da Saúde. Durante três dias, os participantes vão aprender mais sobre os Equipamentos de Proteção Individual e a importância sobre os cuidados com os EPIs para evitar riscos. A capacitação acontece até quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, e é uma realização do Sindsprev em parceria com a Fundacentro. Ao todo, 55 profissionais participam do treinamento, incluindo servidores do Rio Grande do Norte.
O curso é ministrado pelo químico e chefe do laboratório de EPI da Fundacentro de São Paulo, Antônio Vladimir Vieira, e pretende abordar os conceitos básicos sobre caracterização dos agentes biológicos e utilização da proteção respiratória como medida de controle frente à exposição aos agentes ambientais. Nas aulas, ele fala sobre a caracterização dos bioaerossóis e agentes biológicos, a classificação dos principais equipamentos de proteção respiratória contra agentes biológicos, o uso da máscara cirúrgica e da peça semifacial filtrante (N95-PFF2), os procedimentos para a realização dos ensaios de vedação, o conteúdo mínimo de um Programa de Proteção Respiratória e limpeza e higienização dos equipamentos de proteção respiratória.
" Nós estamos falando de riscos contra agentes biológicos em casos de doenças infectocontagiosas. Os cuidados devem ser seguidos com atenção porque é a vida dos trabalhadores que está em jogo " , alertou Antônio Vladimir.
O treinamento é voltado para profissionais de saúde, inspetores, técnicos dos Cerests, auditores fiscais do trabalho e profissionais de segurança do trabalho de hospitais e policlínicas.
" O curso é de alto nível. Tem demonstração de equipamentos e aulas expositivas. Tudo é baseado na cartilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores da Saúde. É mais uma parceria bem sucedida da Fundacentro com o Sindsprev para o aperfeiçoamento dos trabalhadores " , detalhou o pesquisador José Hélio, da Fundacentro-PE, um dos coordenadores do evento.
Solidariedade
Para participar, os profissionais doaram dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para famílias carentes. Ainda durante o curso, foi feito um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado contra a boate Pulse, em Orlando, nos EUA, que terminou com 50 mortos, no último final de semana.