Segurado ameaça servidor no INSS de Olinda
Insegurança
Segurado ameaça servidor em agência do INSS de Olinda
O fato aconteceu na manhã desta quinta (9) e o atendimento das perícias médicas foi suspenso. Foi o segundo caso de violência em Agência da Previdência Social de Pernambuco esta semana.
Agência da Previdência Social de Olinda
Servidores do INSS de Pernambuco estão assustados com a violência dos usuários ao terem benefícios negados. Nos últimos meses quatro casos de agressões foram registrados no Estado. O mais recente aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 09/06, na Agência da Previdência Social (APS) de Olinda.
O usuário Alexandre Guedes tentou agredir o médico perito Rogério Camilo Alconforado de Braga. O segurado ficou informado porque teve o benefício auxílio-doença negado pelo profissional. Ele tentou entrar no setor de perícia médica para agredir o médico, ameaçando de morte, além de agredi-lo verbalmente. Por causa da negativa de manutenção do beneficio, o usuário também partiu para cima de dois seguranças, que conseguiram imobilizá-lo.
O atendimento das perícias médicas foi suspenso e o agressor foi conduzido à Polícia Federal para prestar depoimento. Os vigilantes agredidos e o médico também foram esclarecer como aconteceu o fato à Polícia Federal. “Desta vez, os seguranças conseguiram impedir um problema tão grave como o ocorrido no Cabo de Santo Agostinho na segunda-feira passada (6), quando um servidor foi feito refém”, disse o coordenador do Sindsprev-PE, José Bonifácio.
Este fato ocorre dois dias depois de o Sindsprev ter dado apoio aos servidores da APS do Cabo, Região Metropolitana do Recife, após um segurado ter ameaçado com uma faca servidores da agência. O homem foi autuado pela Polícia Federal . Na visita à agência, dirigentes do Sindicato conversaram os servidores e exigiram da Superintendência do INSS medidas imediatas que possibilitem reforço na segurança das agências.
Em Salgueiro, no Sertão, em dezembro, um tiro foi disparado contra a fachada da unidade. Em Caruaru, no Agreste, no dia 31 de maio, uma mulher chegou a ser detida ao jogar uma pedra na vidraça no prédio da APS.
Campanha por segurança
O Sindsprev-PE está em campanha para pressionar o Governo Federal a manter o Ministério da Previdência Social vinculado ao Ministério do Trabalho. Os trabalhadores estão distribuindo cartas abertas aos cidadãos para mostrar a importância da pasta do Ministério da Previdência.
A entidade também vem realizando atividades para pedir mais segurança nas unidades do INSS em Pernambuco. Em muitas agências, servidores estão apavorados e trabalhando com medo de agressões.
Leia mais
Sindsprev lança campanha por mais segurança em Agências da Previdência Social