Sindsprev pede criação de comitê em defesa do SUS

Sindsprev articula criação de comitê

em defesa do SUS

Sindicato encaminhou ofício para a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco solicitando uma reunião com sindicatos da saúde para articular a defesa do sistema

O Sindsprev encaminhou um ofício para o presidente da Central Única de Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras, solicitando uma reunião de emergência com os sindicatos da área da saúde. O encontro será para discutir uma estratégia sindical unificada em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento foi entregue nessa quarta-feira (01) assinado pelo coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio do Monte.

No ofício, o sindicato argumenta a necessidade de integração entre entidades devido aos ataques do governo golpista de Michel Temer aos direitos dos trabalhadores e às políticas públicas, em especial as voltadas para a saúde pública. A força-tarefa é uma medida necessária para antecipar os danos que a saúde pode sofrer após o próprio ministro Ricardo Barros adiantar que não tem como assumir as garantias previstas na Constituição.

O ministro chegou a dizer que quanto mais pessoas tiverem planos de saúde melhor para o governo sustentar o SUS. " Infelizmente, a capacidade financeira do governo para suprir todas essas garantias que tem o cidadão não são suficientes. Não estamos em um nível de desenvolvimento econômico que nos permita garantir esses direitos por conta do Estado " , declarou ao jornal Folha de São Paulo, no último dia 18.