A Previdência Social vai abaixo?

A Previdência Social vai abaixo?

Lúcia Lopes

A foto é simbólica do desgoverno que se instalou no Brasil no dia 12 de maio. Extingue o Ministério da Previdência Social (um dos mais antigos da história das políticas sociais no Brasil), remanejando órgãos a ele vinculados para duas outras áreas. O INSS para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

O Conselho Nacional de Previdência Social, a DATAPREV e a PREVIC para o Ministério da Fazenda. Este movimento inicial é apenas o indicador do que virá em seguida: um maior rebaixamento dos valores e teto dos benefícios previdenciários, maior desvios dos recursos do orçamento da seguridade social para outros fins e total impulso da previdência complementar privada. Ou seja, a priorização do atendimento dos interesses do capital financeiro em detrimento da proteção social dos trabalhadores.

Desmonte de direitos

Surpresa não foi, isto, na realidade, é apenas a materialização do golpe no âmbito das políticas sociais apresentando-se desde o primeiro dia! Assim, por um lado, é uma amostra pesada do desmonte de direitos que os golpistas arquitetam para os próximos meses. Por outro, é uma amostra dos desafios e lutas que teremos pela frente! Não poderemos aceitar este desmantelo.

A seguridade social é uma conquista dos trabalhadores no processo constituinte de 1988. Esta medida tenta fragmenta-la mais ainda. Não podemos aceitá-la.

À luta em defesa da seguridade social! À luta em defesa da Previdência Social Pública!

Abaixo os golpistas!

Lucia Lopes. Assistente Social do INSS, aposentada. Prof. Doutora da UNB. Autora de vários livros sobre Previdência Social

Fonte:  BLOG dos Servidores da Previdência Social