Servidor apreensivo com o desmonte da Previdência

Servidor apreensivo com o desmantelamento da Previdência  Social

INSS será transferido para o Ministério do Desenvolvimento Social e Previdência ficará no Ministério da Fazenda.

O Conselho Nacional de Previdência Social, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) vão para o Ministério da Fazenda.

Diante desse desmantelamento da Previdência Social e do INSS, os servidores estão apreensivos e preocupados com as possíveis alterações nas suas atribuições, nas Carreiras e na estrutura organizacional dos órgãos.

O governo precisa definir e informar como ficará a situação funcional dos servidores do INSS e da Previdência Social que foram deslocados para outros ministérios, assumindo o compromisso de garantir os direitos adquiridos pela categoria através de lutas históricas.

A direção do Sindsprev-PE reuniu-se na sexta (13/05) e no sábado (14/05), para debater e avaliar as implicações dessa reforma ministerial e do momento crucial que estamos vivenciando.

Posição do Sindsprev sobre desmonte do INSS e Previdência Social

Na avaliação do Sindicato, por trás desse desmembramento do INSS e da Previdência, existe uma intenção política do “novo” governo que pode resultar na privatização desses serviços públicos. Outro risco é a descentralização para os estados e  os municípios das atribuições realizadas pelos servidores do INSS.

O Sindicato está acompanhando os desdobramentos e vai promover reuniões com os servidores para repassar mais informações, esclarecimentos e programar mobilizações de defesa dos direitos da categoria. Continuamos firmes na luta.