Prazo prorrogado para reposição da greve

80% dos servidores concluíram reposição

e prazo foi prorrogado

O assunto foi debatido em uma reunião entre as entidades sindicais e a direção do INSS, na última quarta-feira, em Brasília. Além da reposição dos dias parados, também foram levantadas questões a respeito do IMA-GDASS. Elisete Berchiol adiantou que todas as gerências atingiram as metas

Uma nova reunião entre as entidades representativas dos servidores com a direção do INSS rediscutiu a reposição dos dias parados durante a greve do último ano e também as questões relativas ao IMA-GDASS. O coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio, participou do encontro com a presidente do INSS, Elisete Berchiol, em Brasília, nessa quarta-feira (04). Também estiveram presentes os dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Sobre a reposição dos dias parados durante a greve de 2015, as entidades e o INSS acertaram um novo prazo para compensação. Os trabalhadores terão mais seis meses - a contar da publicação do último memorando, feita em 22 de fevereiro -, sendo assim, o prazo foi prorrogado até 22 de agosto.

Na ocasião, a CNTSS entregou um documento relatando as atividades que são realizadas pelos servidores e que não constam no SRAR. O material foi feito com base no levantamento do Sindsprev-PE junto aos trabalhadores. A gestão ficou de analisar e dar um retorno a respeito da demanda nos próximos dias. Ainda de acordo com Berchiol, 80% dos servidores já concluíram a reposição e 66,74% foram homologadas. Ainda segundo o órgão, aproximadamente 2.139 servidores não têm registro de reposição nos sistemas SISREF ou SRAR.

IMA-GDASS

De acordo com a direção geral do INSS, todas as gerências do país conseguiram atingir as metas do IMA-GDASS. Com média de 37 dias, não houve prejuízo financeiro para os servidores.

Dia Nacional de Lutas

Ainda no encontro, foi discutido o desconto salarial dos servidores que participaram do Ato Nacional de Lutas, no dia 14 de abril. Elisete Berchiol adiantou que foi autorizado o lançamento do código de greve, mas como não houve negociação com o Ministério do Planejamento, o dia será descontado.