Irineu Messias é eleito presidente do Conad

Irineu Messias é eleito presidente do Conselho de Administração da Geap – Conad

A posse solene do novo presidente do Conad será realizada hoje, dia 05/05, às 16h, no auditório da Geap, em Brasilia. Participarão da solenidade representantes de entidades sindicais  e autoridades em geral.

Irineu Messias no momento da assinatura do termo de posse

Os beneficiários da Geap Autogestão em Saúde agora terão uma participação mais efetiva nos rumos da instituição. Nesta segunda-feira, dia 02/05, os membros do Conselho de Administração (Conad), reunidos na 18ª reunião extraordinária, elegeram por unanimidade os conselheiros Irineu Messias de Araújo e Luiz Carlos Braga para ocupar, respectivamente, a presidência e a vice-presidência do colegiado.

Ao transferir a presidência da sua instância administrativa máxima das mãos das representações governamentais para os assistidos, a Geap dá mais um passo para que as vozes dos beneficiários tenham peso maior nas decisões sobre a condução da empresa. A partir de agora, nos debates em que não houver consenso entre os membros do colegiado, o chamado voto de desempate será dos beneficiários.

Ao assinar o termo de posse como presidente, Irineu Messias ressaltou que esta é uma demanda histórica dos assistidos da Geap. “Uma das bandeiras da nossa chapa, quando nos candidatamos a uma cadeira no Conad em 2014, foi justamente lutar para que a instituição pudesse em algum momento ter seu comando maior nas mãos dos servidores que financiam a autogestão”, relembrou.

O novo presidente enfatizou algumas questões sobre as quais o Conad deverá se debruçar, prioritariamente, nos próximos meses. “Esta conquista vem seguida de muitos desafios, entre eles o de vencer a Direção Fiscal, repensar o reajuste que têm alijado da Geap muitos servidores por não conseguirem arcar com o aumento dos planos e reverter as liminares do TCU e STF que impedem a entrada de novos beneficiários”, disse.

O conselheiro Angelo D’Agostini Júnior, que esteve à frente da presidência do Conad na última semana, declarou sua emoção em ter conduzido esse processo histórico para dar mais poder de decisão aos beneficiários da Geap. “Sinto-me lisonjeado por ter sido convocado para esta missão de iniciar uma transformação democrática na Geap desta magnitude”, ressaltou.

Marco - O diretor Executivo da Geap, Luís Carlos Saraiva Neves, acredita que este movimento de mudança na presidência do Conad é um novo marco assim como foi a eleição dos membros do Conselho de Administração após a cisão da Geap Fundação de Seguridade Social, ao final de 2013. “Não podemos perder de vista que o foco de todo o nosso trabalho dever ser sempre o beneficiário”, afirmou.

Beneficiário da Geap há 40 anos, o conselheiro Roberto Ricardo Mader Nobre Machado falou da expectativa dos assistidos diante deste novo momento. “Sempre tive a convicção de que um dia a presidência desta casa seria dos beneficiários. É diferente quando alguém tem um bem e sente ele como próprio. Esta é uma semente de futuro. Todos nós aqui estamos compromissados e esperançosos de desenvolver nesta casa as condições para que as pessoas continuem tendo orgulho de pertencer a ela”, afirmou.

Irineu Messias é dirigente do Sindsprev/PE

Perfil– Graduado em Gestão Pública, com pós-graduação em Administração Pública e mestrando em Administração, Irineu Messias de Araújo é servidor público federal do Ministério da Previdência Social há mais de 30 anos. Sua biografia é marcada por um histórico de lutas a favor dos trabalhadores da seguridade social e pela defesa do Sistema Único de Saúde brasileiro.

No Conselho de Administração da Geap, o presidente Irineu Messias representa a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), da qual foi presidente entre 2003 e 2007. Já o conselheiro Luiz Carlos Corrêa Braga, eleito vice-presidente, representa a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

Fonte:GEAP MOVIMENTO