Sindsprev-PE comemora 27 anos de muitas conquistas

Sindsprev-PE comemora 27 anos de muitas lutas e conquistas

Protesto contra aumento da Geap em frente ao escritório da operadora em 17/02/2016

“O sindicato não é uma sigla e uma sede e sim, uma organização de trabalhadores e trabalhadoras guerreiras que lutam e conquistam direitos”, define o secretário geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio.

O Sindsprev chega aos 27 anos de vida, com mais de 10 mil filiados, permanecendo forte na luta, a exemplo da expressiva greve dos servidores do INSS, que durou 83 dias no ano passado.

“Hoje somos uma categoria que não para de lutar, com servidores de idades mais avançadas, intermediárias e jovens”, destaca Luiz Eustáquio.

Das sementes aos frutos da nossa organização

O início da união e organização dos trabalhadores da Saúde e Previdência Social em Pernambuco se deu formalmente com a fundação do Sindsprev, em 16 de março de 1989, em uma assembléia no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife.

Antes da Constituição de 88, servidores públicos não tinham direito a sindicato, nem podia fazer greve. Mas, nossa categoria já contava com um grupo representativo de luta pelos seus direitos, que culminou com a greve histórica de 1987 que conquistou o PCCS, no Governo Sarney.

Manifestações da greve 2015: Marcha fúnebre (à esq) e Superitendência do INSS (à dir)

Participação que gera conquistas

Ano após ano, o Sindsprev foi se fortalecendo com a participação crescente da categoria nas reuniões, assembléias, mobilizações, protestos e greves: instrumentos da luta por melhores salários e condições dignas de trabalho.

Segundo Luiz Eustáquio, outra grande conquista foi a jornada de 30 horas semanais para os servidores da saúde, o que se tornou até hoje, um bandeira de luta histórica para os servidores do INSS.

“Por outro lado, quando a saúde foi integrada aos SUS, houve um prejuízo para os servidores desta área, provocando uma disparidade entre os salários desses dois segmentos da base do sindicato: saúde e INSS.

Ou seja, passamos a ter mais um grande desafio de conquistar a equiparação salarial dos servidores da saúde com os do INSS”, explicou o secretário geral do Sindsprev.

Assembleia pela manutenção da greve dos servidores do INSS em 2015

Maturidade na conscientização e na interação

Com maturidade política, o Sindicato sempre se preocupou também com a formação categoria, promovendo seminários, debates, cursos e pesquisas. Formação, cultura e lazer também são instrumentos de conscientização usados na nossa luta sindical.

E também com a interação dos filiados, promovendo festas de descontração e alegria como o desfile do Bloco Passando o Rodo, São João Previdenciário e datas comemorativas: Dia do Aposentado, Dia da |Mulher, Dia do Servidor, entre outras.

Nesse processo de construção coletiva, despontaram lideranças que estiveram à frente do Sindicato e contribuíram para escrever a história desta entidade.

Bloco Passando o Rodo no carnaval 2016     São João Previdenciário 2016 no CFL

Luta jurídica aliada à luta política

Ao lado da luta política,o Sindicato investiu muito também na luta jurídica, ingressando com diversas ações na Justiça que nos trouxe grandes e constantes vitórias. Ainda existem vários processos em andamento.

Nos vários governos federais anteriores até o atual, nossa categoria sempre mostrou união e força contra a retirada ou ameaça de corte de direitos, reforçando e mantendo vivo  nossos ideais de justiça social.

Dirigentes do Sindsprev-PE na assinatura do acordo de greve do INSS em 29/09/2015

Cada um é peça fundamental

A contribuição de cada trabalhador permitiu a construção de um movimento forte com forças renovadas e transformadoras. A categoria unida construiu uma organização política de fato, despertando a sua dignidade, auto estima e a certeza de que não deve passar jamais nossa alegria de viver.

“Participamos também das lutas mais amplas dos trabalhadores e dos movimentos sociais, destacando nosso empenho na valorização do serviço público brasileiro e na inversão de prioridades nas políticas governamentais, apostando na inclusão social, na igualdade de direitos e outras transformações sociais " , acrescentou Luiz Eustáquio.

Enfim, estamos sempre nos reinventando para manter nossa consolidação como referência na luta da categoria previdenciária, servidores públicos, trabalhadores em geral e pela garantia da cidadania de todos os brasileiros.

Parabéns a todos que fizeram e fazem a história do Sindsprev-PE.