Sindsprev homenageou mulheres previdenciárias


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

8 de Março: Dia Internacional da Mulher


Sindsprev promoveu homenagem às mulheres previdenciárias



 

A comemoração do Dia Internacional da Mulher organizada pelo Sindsprev aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 8 de março, com palestras e distribuição de cartões em homenagem às mulheres da categoria, no auditório do sindicato.


Inicialmente, as cerca de 200 mulheres presentes foram saudadas pela secretária de Políticas Sociais, Carminha Gomes (foto acima, ao microfone), que chamou os componentes da mesa: palestrantes e dirigentes sindicais. Também foram homenageadas cinco funcionárias do sindicato, representando as demais.



 

Em seguida, o secretário geral Luiz Eustáquio (foto acima à esq.) e o cordenador José Bonifácio (foto acima à dir.) destacaram a importância das mulheres nas lutas sindicais e sociais, especialmente a determinação das mulheres da categoria previdenciária.



 

A primeira palestrante, sindicalista Tereza Souza (foto acima à esq), do Coletivo de Mulheres da CUT, fez uma explanação sobre " A mulher no mundo do trabalho: desigualdades nas relações sociais " .


Ela relatou que as lutas das mulheres abriram mais espaço em diversas áreas, especialmente no mundo do trabalho, com avanços na ocupação de melhores postos de trabalho, inclusive cargos de chefia. Mesmo com as dificuldades de ter duas ou três jornadas de trabalho, pois a maioria assume a responsabilidade de cuidar dos filhos e de outros parentes da familia. 

 

Mas, segundo ela, apesar dos avanços, ainda existe muitas disparidades principalmente em relação aos valores dos salários das mulheres que são inferiores aos dos homens, no exercício da mesma atividade ou função. É preciso superar ainda outros obstáculos criados por uma sociedade machista e racista.



 

Violência contra a mulher

 

Em seguida, a delegada Marta Rosana (foto acima à esq), do Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), abordou o tema “Violência contra a mulher”, que desfez mitos sobre agressões de gênero; apontou fatores sócio-econômicos que geram confrontos entre homens e mulheres; motivos da violência masculina contra as mulheres.

 

Além disso, explicou o ciclo vicioso desta violência, em que a tensão no relacionamento avança para a agressão física, recua para o arrependimento (“nova lua de mel”) e depois tudo desanda novamente.


Marta Rosana ressaltou as mudanças com a nova lei, as dificuldades da abordagem policial, que busca uma acolhida humanizada. Além de medidas de proteção em relação ao agressor e instrumentos de enfrentamento a este tipo específico de violência.

 

Este primeiro tema foi complementado pela delegada Inalva Regina (foto acima à dir.), titular do DPMUL, que ressaltou, entre outras coisas, a questão cultural, onde as próprias mulheres também aceitam certos preconceitos.


Segundo ela, alguns deles podem ser traduzidos pelo conhecido ditado popular: “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Diante disso, ele conclamou todas as mulheres a reagirem com denúncias às suas entidades e órgãos oficiais de defesa.




Concluindo a série de palestras, a missionária Paula Viana (foto acima à esq.), do Seminário Teológico, com o tema “As mulheres que transformam vidas”, reforçou as dificuldades e preconceitos enfrentados pelas mulheres, mas apresentou alguns exemplos de superação conseguidos com esforço, dedicação e espiritualidade.

 

O encerramento da comemoração do Dia da Mulher organizada pelo Sindsprev ocorreu com uma descontraída confraternização entre as mulheres participantes.



Fotos: Edmundo Ribeiro

« Voltar