Economia

Por que o mercado ficou eufórico com a operação contra Lula?

O mercado financeiro reagiu com euforia à notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o alvo da 24ª fase da operação Lava Jato.

Na manhã da sexta-feira, após ser anunciado que Lula havia sido levado por policiais para depor no aeroporto de Congonhas, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, chegou a se valorizar quase 6%.

O índice fechou o dia com alta de 4,01%. E na quinta-feira já havia subido 5,12% com as notícias de que o vazamento de uma suposta delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT) implicaria Lula e a presidente Dilma Rousseff no escândalo da Petrobras.

Na semana, a alta acumulada foi de 18% - a melhor desde 2008.

Entre as ações que mais subiram estão as da Petrobras. Em São Paulo, os papéis da empresa fecharam o dia com valorização de 9,89%.

O dólar também despencou frente ao real, chegando a ser negociado a R$ 3,65. A moeda americana fechou o dia a R$ 3,76. E na semana, o recuo foi de 5,93%, a maior queda em sete anos.

Mas afinal por que o mercado está tão " animado " com a operação contra Lula?

" A questão é que, apesar de até agora não haver evidências de participação pessoal da presidente (Dilma Rousseff) nos malfeitos (investigados pela Lava Jato), essas notícias estão minando a base de sustentação política do governo " , explica Francisco Petros, ex-presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec) e sócio do escritório Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados.

" O mercado está interpretando que, diante desse novo cenário, é mais provável que Dilma não termine seu mandato, o que, na sua avaliação, criaria condições para uma retomada da economia. "

Renovação

A consultoria política Eurasia Group, por exemplo, agora estima a probabilidade de que Dilma chegue a 2018 no poder em apenas 40%.

A convocação de Lula para depor " sugere que Rousseff não deve terminar seu mandato. A decisão de procuradores federais e da Polícia Federal de fazer buscas na casa de Lula não apenas sugere que as investigações encontraram mais evidências para implicar o ex-presidente, mas também que o tamanho e escala da operação devem crescer nos próximos meses " , diz um relatório da consultoria.

Para André Perfeito, da Gradual Investimentos, um cenário que vem ganhando força recentemente é uma possível " desfiliação " de Dilma do PT e filiação a outro partido - sendo o mais provável o PDT.

" A presidente Dilma está construindo uma agenda que entra em choque com a base do PT no Congresso e vários parlamentares têm se posicionado contra algumas propostas " , escreveu.

" A votação recente sobre o fim da obrigatoriedade de a Petrobras entrar em todas as áreas de exploração do pré-sal deixou exposto o mal-estar (...). Se ela se desfiliar, o PT pode se fortalecer junto a sua base para concorrer às eleições municipais de maneira mais coerente. Para a presidente, também seria bom se afastar do PT que tem acumulado notícias ruins dado as operações investigativas em curso. "

Para Thiago Biscuola, da RC Consultores, a percepção é de que " um novo governo poderia gerar um ‘choque de confiança e impulsionar uma série de reformas positivas, como fez Maurício Macri, na Argentina " .

" Seria uma renovação após mais de uma década de governo de um partido que está resistindo em fazer reformas necessárias. Daí a alta do Ibovespa " , diz.

" Mas é claro que esse caminho é árduo - e se a bolsa subiu nesta semana, provavelmente haverá uma reversão em algum momento. Teremos grande volatilidade nos mercados até que a situação política se defina. "

Volatilidade

Neil Shearing, economista-chefe de mercados emergentes da consultoria Capital Economics, concorda.

“O cenário é incerto e dependerá da forma como as investigações vão caminhar daqui para frente, se a presidente será ou não diretamente envolvida no esquema de corrupção da Petrobras”, diz ele.

“É provável que, nesse meio tempo, continuemos a ter essa montanha-russa nos mercados, com o dólar subindo ou descendo. Inclusive porque o que aconteceu hoje não necessariamente significa uma mudança na política econômica do governo”.

Para Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que foi conselheiro econômico de Lula e professor de Dilma, o mercado joga " contra " o governo e tem trabalhado para que o aprofundamento da crise econômica se torne uma profecia autorrealizada.

" Os agentes do mercado financeiro são pessoas de carne e osso. Cada agente acha que age racionalmente, mas o resultado é um comportamento de manada que nem sempre faz sentido " , diz Belluzzo.

" Se o mercado acha que tirando Dilma vai resolver a situação econômica do país, por exemplo, está muito enganado. Até porque essa recessão é em parte resultado dos cortes de gastos e políticas ortodoxas que a presidente adotou ao ser pressionada pelo próprio mercado " , opina.

Perfeito, da Gradual, também acha que muitos de seus colegas do mercado erram em sua aparente convicção de que um afastamento de Dilma aceleraria a recuperação econômica.

" Acho difícil pensar que um eventual governo (do vice Michel) Temer (PMDB) se comprometeria com um ajuste fiscal em um ano eleitoral, por exemplo " , diz Perfeito.

Fonte: Ruth Costas/BBC Brasil