Sindicalistas e ANS debateram situação da Geap

Entidades sindicais e ANS discutiram situação da Geap e dos seus assistidos

A CNTSS, a Fenadados e outras entidades dos servidores federais reuniram-se na quarta (02/03), no Rio de Janeiro, com o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos Abrahão e representantes da Geap e do Conad.

As entidades sindicais cobraram mudanças nas regras da ANS que tratam igualmente os planos de saúde privados e os planos de autogestão, sem fins lucrativos, que são custeados pelos trabalhadores. As exigências de reserva técnica inviabilizam a Geap, pois seus assistidos não têm condições de pagar o aumento de 37,55% nos seus planos de saúde.

Os sindicalistas lembraram que o governo Federal tem um débito com a Geap em torno  de um bilhão de reais e seus beneficiários pagam suas contribuições em dia. Esse crédito deveria ser usado para cobrir a reserva técnica e quitar as multas impostas pela ANS, que punem os trabalhadores.

Após ouvir as alegações e propostas dos sindicalistas, o presidente da ANS garantiu que as reinvidicações de revogação das multas passadas, a diminuição do valor da reserva técnica e a criação de normas diferenciadas para os planos de autogestão serão estudadas pela Agência e depois, negociadas com o governo.

A CNTSS e a Fenadados vão agendar reunião com o ministro da Saúde, com participação da ANS, para que as negociações avancem.