Previdenciários protestam contra aumento da Geap

Manifestação promovida pelo Sindsprev/PE

Previdenciários protestam contra aumento da Geap

Nesta quarta-feira, dia 17/02, pela manhã, servidores públicos federais realizaram, no Recife e em Brasília, protestos contra o aumento de 37,55% nos planos de saúde da Geap. Na capital pernambucana, a manifestação promovida pelo Sindsprev aconteceu em frente ao escritório regional da operadora de saúde, na Praça Chora Menino, bairro da Boa Vista, centro do Recife.

Em Brasília, no mesmo horário, os trabalhadores se concentraram em frente ao prédio do Ministério da Saúde, com a participação de uma delegação enviada pelo Sindicato.

O Sindicato já articula outras ações para reduzir o índice do aumento. O dirigente do Sindsprev Luiz Eustáquio informou que a CNTSS/CUT já ingressou com uma ação judicial contra o aumento abusivo dos planos de saúde da Geap, que abrangem 580 mil beneficiários no país e 31 mil em Pernambuco, lotados nos órgãos públicos federais.

“Nossa expectativa é derrubar o reajuste porque o processo está com o mesmo juiz que deferiu  uma liminar na Justiça Federal suspendendo o aumento das mensalidades dos planos de saúde, beneficiando os filiados da  Associação Nacional dos Servidores da Previdência e Seguridade Social (Anasps)”, destacou.

Segundo Luiz Eustáquio, as manifestações são contrárias também às medidas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que prejudicam a operadora, por exigir reservas financeiras além da sua capacidade. O reajuste das mensalidades foi definido pelo Conselho de Administração da Geap (Conad), que tem participação dos servidores e do governo. O aumento será aplicado no contracheque de fevereiro.

Indignação - Revolta, essa foi a palavra de ordem usada pelos servidores da categoria previdenciária que participaram da manifestação. Os servidores estão indignados. A servidora aposentada do Ministério da Saúde Necy Barreto disse que já pensa em deixar de pagar a Geap. “Depois que contribui por mais de 30 anos, não vou mais poder pagar meu plano de saúde”. Outro que se mostrou revoltado foi o servidor do Pam Centro João Aguiar. “Esse aumento é um absurdo. Com o meu salário, eu não vou conseguir pagar, mas vou continuar lutando para reverter essa situação”.

Após o ato, uma comissão formada por servidores e dirigentes do Sindsprev foi recebida pelo gerente estadual da Geap, José Múcio Magalhães. A comissão entregou um documento pedindo sensibilidade na luta pela revisão do índice de reajuste. “Infelizmente, essa revisão no índice do aumento só poder ser feita se houver alguma decisão judicial”.

Entrega de documento ao gerente estadual da Geap, Múcio Magalhães

Protesto em Brasília consegue agendar reunião com direção da ANS

No Distrito Federal, servidores federais após se concentraram em frente ao Ministério da Saúde, saíram em passeata até a Secretaria de Governo da Presidência da República.  Lá, uma comissão de 10 dirigentes sindicais foi recebida pelo secretário executivo Luiz Azevedo.

Os representantes da CNTSS/CUTexplicaram detalhadamente os motivos do protesto contra o elevado aumento nas mensalidades dos beneficiários da Geap.

Após as argumentações de ambas as partes, o secretário executivo conseguiu agendar para o dia 29/02 uma reunião com dirigentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o presidente nacional da Geap Luiz Saraiva, representantes da CNTSS e de outras entidades nacionais.

Segundo o coordenador geral do Sindsprev-PE e dirigente da CNTSS, José Bonifácio, o principal objetivo é discutir a redução do aporte financeiro que a ANS exige da Geap e de outras entidades de autogestão.

Por outro lado, os sindicalistas decidiram discutir também com o governo, a questão da coparticipação, onde os servidores desembolsam 80% do valor da mensalidade e o governo contribui com apenas 20%.  Por isso, vão exigir uma maior participação nas decisões em relação à Geap.

O dirigente do Sindsprev-PE Irineu Messias na manifestação em Brasília

Servidores na Esplanada dos Ministérios, na Capital Federal