Entidades obtém vitória com retificação de edital

Sindsprev/PE parabeniza os assistentes sociais por esta importante conquista

Entidades nacionais obtém vitória com retificação do edital

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma retificação no edital do seu concurso publico. A alteração é em dois itens relacionados ao tópico de descrição das atividades nos cargos de Analistas do Seguro Social e de Técnico do Seguro Social.

A correção é em atendimento ao Decreto 8.653, de 28 de janeiro de 2016, publicado no Diário Oficial da União de 29 de janeiro de 2016. O documento torna pública retificação dos subitens 2.1.1 e 2.3 do Edital  nº 1 – INSS de 22 de dezembro de 2015.

Para a CNTSS/CUT e direção do Sindsprev/PE,  a retificação dos subitens 2.1.1 e 2.3 do Edital nº 1 – INSS de 22 de dezembro de 2015 foi uma importante conquista. A gestão do INSS inseriu, por força de edital, novas atribuições e competências profissionais para os assistentes sociais, o que fere flagrantemente o recente Termo de Acordo de Greve, assinado em setembro do ano passado, em sua cláusula décima, onde o governo se compromete em criar, por lei, um Comitê Gestor paritário  e que rediscutirá a Carreira do Seguro Social.

“O atendimento da reivindicação para alterar  o edital é resultado da mobilização e enfrentamento das  entidades sindicais, Conselhos Federal e Regionais  de Serviço Social, entidades da sociedade civil e a categoria de assistentes sociais, que em menos de duas semanas reuniram mais de 3 mil assinaturas pleiteando a alteração do documento, convocaram reuniões com a presidente do INSS e protocolaram expedientes e manifestos " ,  destaca o dirigente José Bonifácio.

Vagas - O certame vai preencher 950 vagas entre os cargos de Analista do Seguro Social, com formação em Serviço Social (150) e Técnico do Seguro Social (800), que exige nível médio.

Para Pernambuco foram disponibilizadas três vagas para o cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social para as Gerências Executivas de Garanhuns, Petrolina e Recife. Remuneração de R$ 7.496,09. Jornada de Trabalho 40 horas semanais.

Para o cargo de Técnico do Seguro Social são 14 vagas para a Gerência de Caruaru; 10 vagas para Gerência Executiva de Garanhuns; seis vagas disponiveis para Gerência de Petrolina e cinco para a Gerência Recife. Remuneração R$ 4.886,87. Jornada de Trabalho 40 horas semanais.

Outros detalhes podem ser conferidos no edital publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5).