Reunião discutirá ações contra o aumento da Geap

Reunião dos Federais da CNTSS/CUT discutirá ações contra o aumento da Geap

Nesta quarta-feira, dia 27/01, em Brasília, será realizada reunião dos representantes dos sindicatos dos servidores federais filiados à CNTSS/CUT para discutir e definir ações em relação ao aumento da Geap e avaliar como está sendo feita a reposição dos dias parados da greve dos servidores do INSS.

Entre as propostas que serão apresentadas, está a realização, na Capital Federal,  de um ato público contra o reajuste da Geap e contra as exigências da Agência Nacional de Saúde (ANS), que provocou o aumento absurdo das mensalidades do plano de saúde dos servidores. Participarão do encontro os dirigentes dos Sindsprev, Irineu Messias e José Bonifácio, diretor também da Confederação.

Entidades - No dia 18 de novembro do ano passado, representantes da Anfip, Anasps, Anprev, CNTSS/CUT e Fenados reuniram-se para discutir o reajuste de 37,55% nos planos de saúde da Geap para este ano (fotografia de capa). As cinco entidades divulgaram nota de repúdio contra o aumento abusivo, destacando que os servidores federais já foram muito prejudicados com o reajuste salarial imposto pelo governo, que sequer cobre as perdas salariais acumuladas nos últimos anos.

Nessa reunião foram definidas iniciativas contra o reajuste do plano de saúde e que têm por objetivo ampliar o debate sobre esse tema com parlamentares e outros segmentos da sociedade. Entre as iniciativas estão realizações de audiências públicas no Senado, Câmara Federal, Supremo Tribunal Federal, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Procuradoria Geral da República.

Também foi proposto ajuizar ações na Justiça contra a Geap, pelo reajuste; a outra contra a ANS, pela exigência de reservas financeiras  além das possibilidades da Geap.