Reforço na segurança para APS de Salgueiro

Dirigentes do Sindsprev voltam a Salgueiro para discutir reforço da segurança na APS

A reunião discutiu ações para resguardar a segurançados do segurados e servidores

Dirigentes do Sindsprev-PE voltaram, na quarta (20/01), a se reunir com os servidores da Agência da Previdência Social (APS) de Salgueiro, desta vez com as presenças do Superintendente Regional do INSS, Ronei Tosi, e do gerente executivo de Petrolina, Thalys Eliel Amaral Gomes. O objetivo foi discutir soluções para a insegurança agravada naquela agência, após a agressão com tiros ocorrida em dezembro passado. O encontro aconteceu no auditório da APS, no final da manhã.

Antes da reunião, solicitada pela direção do Sindsprev, o secretário de Comunicação, Marcondes Carneiro, e o conselheiro da Diretoria Executiva Carlos Tavares também concederam entrevista a uma rádio local com o superintendente do INSS, Ronei Tosi. Eles participaram do programa Fala Salgueiro. A entrevista com o comunicador Paulo Barbosa abordou o incidente e as negociações da greve da categoria em 2015.

No dia 29 de dezembro, às vésperas do réveillon, os quinze servidores da unidade de atedimento viveram momentos de pânico durante o expediente. Um segurado da agência, por volta das 8h,  realizou da rua em frente a APS nove disparos de tiros de revolver, atingindo o vidro frontal da unidade. Por sorte, os projéteis não atingiram nenhum servidor ou pessoas que eram atendidas no momento.

A partir daquela data, o dia a dia no trabalho dos trabalhadores da APS tem sido de muito medo e preocupação. " Com a segurança em xeque estamos trabalhando sempre apavorados e angustiados " , desabafa alguns servidores. A APS de Salgueiro tem detector de metais instalado, no entanto, o equipamento não funciona. Além disso, os vigilantes trabalham desarmados.

Após atirar contra o prédio da APS, o segurado foi até a delegacia de polícia da cidade assumiu o atentado e ainda entregou a arma usada durante o incidente. Depois foi conduzido ao Posto da Polícia Federal, que está investigado o caso e vai ouvir outras pessoas que podem esclarecer este fato lamentável.   O atirador, que está preso no Presídio de Salgueiro, Sertão Pernambucano, é natural da cidade de Exu. Tem 50 anos e é casado e tem dois filhos.

De acordo com as primeiras investigações, o segurado ficou irritado porque achava que seu beneficio assistencial de portador de deficiência teria sido suspenso. Na agência apenas foi solicitada da sua representante legal a atualização dos seus dados cadastrais. Na época, emissoras de rádio divulgaram a notícia de forma deturpada e prejudicaram a relação da população com os servidores.

O superintendente Rolnei Tosi, após assistir as imagens gravadas pelas câmaras existentes na APS, que identificaram a ação do atirador , ouviu  os relatos dos servidores e constatou o clima tenso que predomina entre eles. “Tomamos conhecimento dos fatos através do relatório da Polícia Federal. Mas as imagens apresentadas hoje e que não eram de meu conhecimento, mostram a gravidade maior do fato vivido por vocês” ressaltou Rolnei.

Propostas dos servidores da APS de Salgueiro

“A reunião foi produtiva, onde foram discutidas ações para minimizar a falta de segurança dos usuários e dos servidores da APS. A categoria demonstrou que continua amedrontada com o fato ocorrido”, afirmou o dirigente do Sindsprev, Marcondes Carneiro.

Na ocasião, foi proposta a construção de uma nova sede para a APS de Salgueiro, pois o atual prédio é locado e o governo já havia decidido anteriormente  que as APS’s de todo o País passassem a funcionar em imóveis próprios do INSS.

Enquanto isso não se concretize, os servidores apresentaram propostas de proteção, apoiadas pelo Sindsprev-PE e acordadas com o superintende ao final da reunião, que durou mais de duas horas.

- Construção de duas paredes, uma frontal e uma lateral para melhor proteção, deixando como entrada somente a porta de vidro

- Instalação de porta com detector de metais, pois a existente atualmente está quebrada

- Colocação de película fumê nos vidros

- Estudo para mudança do layout interno

- Solicitação a Policia Militar a realização de rondas no perímetro da agência

-  Disponibilização de uma psicóloga para acompanhamento terapêutico dos servidores

-  Liberação de um dia por semana para que os servidores participantes do Programa de Educação Previdenciária (PEP) possam fazer esclarecimentos à população sobre o funcionamento da concessão de benefícios, através das emissoras de rádio e diretamente nas comunidades.

O superintendente regional do INSS respondeu que não é possível atender os pedidos para colocar porta giratória e vigilância armada.

Na oportunidade, os dirigentes do Sindsprev-PE  solicitaram o agendamento de uma nova reunião com a Superintendência no final de fevereiro para avaliar o que já foi encaminhado, permanecendo atento ao andamento dessas ações.

Marca de bala na parede frontal da APS

Fachada de vidro quebrada é protegida com instalação de tapumes de medeira

Servidores relataram a falta de segurança a que estão submetidos

Entrevista na Rádio Salgueiro FM abordou detalhes do atentado contra a  APS