Entidades repudiam aumento abusivo da Geap


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Reajuste de 37,55


Entidades divulgam nota de repúdio contra aumento abusivo da Geap



Na última quarta-feira, dia 18/11, em Brasília, cinco entidades nacionais divulgaram nota conjunta de repúdio ao reajuste de 37,55% nas mensalidades dos planos de saúde da Geap para o próximo ano.  O percentual foi aprovado pelo Conselho de Administração da Geap (Conad) na terça-feira passada, dia 17/11.  As entidades classificaram como abusivo o percentual.


A nota de repúdio é assinada pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (ANASPS), Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (ANPREV), Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT).


A Confederação esteve representada pelo seu presidente, Sandro Alex de Oliveira Cezar, e pelo membro eleito do Conad-Geap, Irineu Messias, também dirigente do Sindsprev-PE, que votou contra o aumento, juntamente com outros representantes eleitos.


O documento foi divulgado após reunião entre as entidades representativas dos servidores públicos federais com assentos no Conad-Geap e foi realizada  na sede da ANFIP. A pauta do encontro teve como ponto central a discussão sobre o reajuste da Geap - Auto Gestão em Saúde, além de ser discutida a direção fiscal decretada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) na Geap. 


Também ficou definido que serão solicitadas audiências no Supremo Tribunal Federal, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Procuradoria Geral da República para debater a atual situação da operadora de plano de saúde dos servidores federais. Ainda foram aprovadadas a realização de audiências públicas no Senado e na Câmara Federal para debater a situação da operação de saúde.


Para detalhar melhor os encaminhamentos propostos, foi definida a realização de uma reunião para a próxima quarta-feira, dia 25/11, às 10h, na sede da ANFIP, com todos os assessores jurídicos das entidades para a definição de uma ação judicial contra o reajuste do plano de saúde. Também esta sendo estudada a possibilidade de outra ação contra ANS por conta da exigência de reserva técnica. Por ser a Geap uma entidade sem finhs lucrativos, os dirigentes são contrários a esta determinação.  


Foi aprovada a confecção de um ofício, também assinada pelas entidades presentes à reunião, que foi encaminhado ao diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão, solicitando uma audiência. A finalidade do encontro é que sejam  esclarecidas questões relativas ao Regime de Direção Fiscal na Geap, que foi determinada em Resolução Operacional da Agência Nacional de Saúde. 






 Confira aqui ou abaixo a nota de repúdio


 Clique aqui e leia ofício enviado à ANS





 

Geap Saúde: Entidades repudiam aumento abusivo de 37,55%


 

ANFIP, Anasps, Anpprev, Fenadados e CNTSS repudiam, de forma veemente, o reajuste de 37,55% nas mensalidades dos planos de saúde para 2016, aprovado por maioria pelo Conselho de Administração da Geap Autogestão em Saúde (Conad) nesta terça-feira (17), muito acima da inflação e do percentual aplicado pelo mercado dos planos privados.


As entidades ressaltam que os servidores públicos federais já sofrem com a defasagem salarial agravada pela imposição de reajustes muito aquém das perdas acumuladas, e adiados em prol do ajuste fiscal. O aumento abusivo aprovado pela Geap contribui mais ainda para a pauperização do funcionalismo.


As entidades reiteram sua manifestação contrária à Resolução/Geap/Conad nº 99, que estabeleceu o aumento ora repudiado, acompanhando a posição contrária dos seus representantes eleitos no Conad, vencidos pelo voto de minerva do Presidente do referido órgão, indicado pelas patrocinadoras.


Pela transparência na Geap Autogestão em Saúde!


Em defesa da saúde do Servidor Público Federal!

 

ANFIP - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil


ANASPS - Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social


Anpprev - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais


Fenadados - Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares


CNTSS – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Segurida

« Voltar