Entidades e Governo não chegam a acordo

Entidades e Governo não chegam a um acordo sobre reposição da greve do INSS

Na quarta-feira passada (04/11), em Brasília, foi realizada mais uma reunião entre a CNTSS/CUT, Fenasps e a presidente do INSS, Elisete Berchiol. Foi dada continuidade às negociações visando chegar a um entendimento sobre o plano de reposição da demanda represada no período da greve nacional dos servidores. O Sindsprev/PE esteve presente com a participação do dirigente Luiz Eustáquio.

O encontro, que aconteceu na sede do Instituto, também contou com a presença da equipe técnica do INSS e terminou de forma inconclusiva porque o Governo não abre mão de apresentar uma reposição individualizada. Os servidores que tiverem sendo pressionados para fazer  qualquer tipo de compensação de horas, deve encaminhar denúncia ao Sindsprev/PE

No inicio da reunião, os representantes das entidades dos servidores ratificaram a posição da categoria de não aceitar a proposta da direção colegiada do INSS sobre a reposição dos dias parados. As entidades defendem que a regularização do atendimento ao usuário (demanda represada) deve ser feita coletivamente nos locais de trabalho. Também foi solicitado que fossem abordadas outras questões do acordo de greve e das condições de trabalho.

Em relação ao cronograma do Plano de Ação do INSS para 2016, que até o momento não foi apresentado, a presidente do INSS disse que a diretoria colegiada está finalizando até a próxima semana o cronograma e formato dos encontros regionais e se houver necessidade os prazos serão adequados.

Sobre a IN 74, foi informado que o texto já está pronto de acordo com o que foi acordado na greve e até final deste mês será publicado. Já em relação à extensão das 30 horas para as PEXs, foi informado que o ex-ministro Carlos Gabas está conversando com o atual Ministro da Previdência, Miguel Rossetto, e que tudo depende dessas conversas.

Os trabalhadores fizeram uma ponderação de que uma nova reunião aconteça para tratar dos impasses da reposição dos dias de greve, além das demais demandas pendentes da paralisação. A presidenta do INSS disse que iria conversar com sua equipe para viabilizar novo encontro.

Na oportunidade, as entidades nacionais reafirmaram a necessidade de se intensificar  as discussões  sobre o Plano de Ação e a reposição dos dias de greve e que toda norma que cause impacto na vida dos servidores precisa ser amplamente discutida com os representantes dos trabalhadores.