Entidades e governo não fecham acordo

Entidades e Governo não fecham acordo sobre reposição da greve do INSS

Nesta terça-feira (20), à tarde, foi realizada a segunda audiência entre as entidades nacionais, CNTSS/CUT e Fenasps,  com a presidente do INSS, Elisete  Berchiol. O Sindsprev/PE esteve presente à reunião com a participação do dirigente Irineu Messias. O encontro ocorreu na sede do Instituto, em Brasília, e teve como objetivo debater o formato da reposição da demanda represada do período de paralisação dos servidores.

Não houve acordo entre as entidades e o INSS quanto ao formato de compensação do represamento das atividades em decorrência da greve porque a CNTSS e a Fenasps não aceitam que a reposição seja feita de forma individualizada. Foi reafirmado o compromisso do acordo de greve: a regularização do atendimento ao usuário, repondo a demanda não atendida durante o movimento,  deve ser pelos locais de trabalho, preferencialmente na forma de mutirões.

A CNTSS e a Fenasps protestaram contra a publicação de uma minuta do INSS decidindo sobre a reposição da greve, sem a discussão e anuência das entidades, podendo ser considerada “quebra de acordo de greve” por trazer o pagamento de horas e “assédio aos trabalhadores” e promover desconfiança no trabalho das entidades.

No intuito de encerrar o processo de reposição das atividades, a CNTSS propôs mutirões em alguns sábados para a otimização da regularização das demandas represadas e uma resposta rápida de satisfação à população e órgãos controladores. Nova reunião está agendada para esta sexta (23), às 10h, com a presidente do INSS para a continuidade da negociação de um plano de reposição de forma a atender o previsto no acordo de greve.

Fonte de informações: SIDIPREV-SE