CNTSS discute com INSS reposição dos dias da greve

CNTSS/CUT discutiu com INSS reposição dos dias da greve

Na terça-feira (06/10), representantes da CNTSS/CUT e do INSS – Instituto Nacional discutiram os itens do Termo de Acordo do Seguro Social. Participaram a presidenta do INSS, Elisete Berchiol; o diretor de Gestão de Pessoas, José Nunes Filho, e outros gestores do órgão. Representando os servidores, estiveram presentes o dirigente Irineu Messias (Sindsprev-PE) e diretores da Fenasps.

Os dirigentes sindicais destacaram o empenho dos trabalhadores em todo o país para suprir a demanda existente nas APS, e apresentaram as reclamações da categoria sobre a reposição dos dias da greve. A presidente do INSS explicou que vai prevalecer o que está no Termo de Acordo no fim da greve, ressalvando que o documento trata não só de trabalho represado, mas também de horas.

A CNTSS/CUT entende que sendo feita a reposição do trabalho não teria que se falar em reposição de horas. O governo não concorda com esta abordagem. A presidente do INSS informou que será apresentado nesta semana um plano de reposição para avaliação com as entidades sindicais. Em relação a casos de perseguição de algumas chefias, a CNTSS/CUT fará um levantamento destas denúncias em todos os Estados e formalizará um documento para ser entregue ao INSS.