Programação especial marca o Dia do Idoso no CFL

O Habilidoso Não Pára no Tempo

Programação especial marca o Dia do Idoso no CFL

Nesta quinta-feira, 1º de outubro, o Sindsprev/PE  promoveu  uma programação especial  em comemoração ao Dia do Idoso.  As atividades foram realizadas no Centro de Formação e Lazer (CFL) durante todo o dia.

Os participantes do evento foram recepcionados com um café da manhã e em seguida se reuniram no auditório do CFL para assistirem uma palestra sobre  economia financeira pessoal, com a psicóloga e  consultora empresarial pernambucana, Ana Rique.

Na programação ainda foram realizadas atividades de cuidados com a saúde, beleza e estética. Houve também ginástica, hidroginástica, massoterapia e apresentação ao vivo. O encontro reuniu mais de 500 aposentados e foi mais uma oportunidade de reencontro de antigos colegas.

A secretária de Aposentados do Sindicato, Amara Vital, no inicio do evento falou da importância de se valorizar a pessoa idosa e parabenizou todos os participantes pela data. Compuseram a mesa de abertura o secretário executivo de Segmentos Sociais do Governo do Estado, Sérgio Moura, e os dirigentes José Bonifácio e Luiz Eustáquio, que destacaram em suas falas as conquistas da categoria com a greve do INSS.

Educação financeira– A palestra de Ana Rique empolgou os cerca de 400 participantes. Através de data-show, a consultora lembrou que é a educação financeira envolve providências como elaborar e acompanhar o orçamento pessoal ou familiar, como comprar, poupar e investir e, de um modo geral, como usar o dinheiro de forma eficaz.   " O salário não é para prejudicar a saúde.

Por este motivo é preciso definir prioridades, fazendo uma lista  do que é mais importante”, destacou.  Ela deu dicas práticas de como se planejar e se disciplinar financeiramente para gastar e economizar dinheiro. . Alertou o publico sobre  os empréstimos consignados, agiotas, cartão de  crédito e as compras a longo prazo.

Entres as ferramentas necessárias para ter controle total do dinheiro, Ana Rique citou algumas das mais importantes dicas: anote tudo o que você ganha e gasta no mês; gaste menos do que você ganha; sempre que puder diminua as despesas; reflita e pesquise muito antes de comprar; pague à vista e negocie os descontos; deixe uma reserva de emergência; viva de acordo com seus recursos e faça uma lista de seus desejos.