Protesta contra a violência e manipulação da mídia
Grito dos Excluídos protesta contra a violência e a manipulação da mídia
A CUT Pernambuco convoca os seus sindicatos filiados e entidades dos movimentos sociais a participarem do Grito dos Excluídos, que acontece anualmente no dia 7 de Setembro em todo o Brasil. No Recife, a concentração será nesta segunda-feira (07/09), às 9h, na Praça Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista. Servidores do INSS de Pernambuco, em greve desde o dia 10 de julho, participarão da manifestação levando para as ruas algumas das reivindicações da categoria.
Em 2015, o lema chama a atenção para a situação de violência que vitimiza, sobretudo as juventudes das periferias, bem como alerta para o poder que os meios de comunicação exercem na manipulação da sociedade. E questiona: “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. E mais uma vez o tema do Grito aponta para a perspectiva da “Vida em primeiro lugar”.
A proposta do Grito surgiu da esperança e do espírito profético dos cristãos que, aliados aos movimentos sociais, buscaram continuar pautando a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade de 1995, cujo tema era “Fraternidade e Exclusão”. Assim, nestes 21 anos de história, o Grito vem se desenvolvendo como um processo e compromisso coletivos.
De acordo com o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, a finalidade do Grito dos Excluídos é levar um grande número de pessoas às ruas numa mobilização com três sentidos: denunciar o modelo econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão e desigualdade sociais; tornar público o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; propor alternativas ao modelo econômico, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos e cidadãs.
Historicamente, o Grito dos Excluídos tem sido uma manifestação popular e espaço de animação e profecia. Sempre aberto e plural a pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos e excluídas.
Programação:
21º Grito dos Excluídos
Nesta segunda-feira, dia 7 de setembro de 2015
Concentração às 9h – Praça Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista
Saída às 10h30 – Marcha pelas Avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes até a Basílica da Igreja do Carmo, bairro de Santo Antônio
Ato público e encerramento às 13h.
Fonte: CUT/PE